Atedimento ao cliente

Franquia: Tire suas dúvidas sobre esse modelo de negócio

Quem está pensando em abrir um negócio certamente já pesquisou sobre a possibilidade de ser uma franquia, e mais do que saber o que é, busca também entender como é seu funcionamento.

Podemos definir franquia como um modelo de negócio que já foi testado e validado e, por isso, passou a ser replicado.

Existem franquias dos mais variados segmentos, modelos, formatos, tamanhos e que exigem investimentos bastante diferentes, dentro daquilo que ela se dispõe a oferecer.

Uma coisa que elas têm em comum é que seguem padrões, ainda que alguns deles possam ser adaptados.

A franquia tem a mesma identidade visual, independente da região onde esteja, podendo ser facilmente identificada.

Quando ocupa um espaço físico, ele também segue um formato, com equipamentos, decoração e mobiliário.

E mais do que isso, ao pensarmos no que é uma franquia, fica claro que os serviços prestados por ela, ou os produtos oferecidos, seguem um padrão predeterminado.

Isso facilita tanto para quem vai adquirir a marca, porque já saberá como o processo funciona, e também para o cliente, que sabe o que irá encontrar naquela unidade.

Franqueado

É importante destacar que, quando se adquire uma franquia a franqueado está levando uma marca e, em geral, a franqueadora irá passar a ele o know-how para o que negócio tenha um bom resultado.

Através de cartilhas, informes, treinamentos, capacitações, a pessoa irá adquirir conhecimento para tornar sua unidade lucrativa, mas atenção: a responsabilidade pela gestão é do franqueado.

A franquia é uma unidade independente, administrada pelo seu proprietário e não pela franqueadora, ao investidor cabe o risco do negócio e trabalhar para fazê-lo dar certo.

Como o suporte para isso é bastante importante, antes de assinar o contrato entenda toda a estrutura que a marca lhe oferece, e como ela poderá ajudá-lo diante de dúvidas e desafios.

Depois que o negócio está fechado, pode ser tarde demais para se arrepender por uma transação incapaz de atender suas expectativas.

O mercado de franquias é devidamente regularizado pela Lei 8.955/94 e conta com o suporte da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Franquia, o que é?

Ainda que o mundo tenha enfrentado uma série de desafios nos últimos anos, as franquias seguem se mantendo bem no mercado.

Em 2020, com a chegada da covid-19 no Brasil e tantas instabilidades, o faturamento do setor superou R$ 165 bilhões.

Quando falamos sobre o que é uma franquia uma das questões fundamentais é entender os diferentes formatos de negócios existentes, e então ver qual se encaixa melhor ao seu perfil, objetivo e bolso.

Saiba mais sobre eles:

  • Loja física – é o modelo mais tradicional e, segundo a ABF, ainda hoje o franchising tem 70% das suas vendas presencialmente.

Trata-se de uma loja com estrutura para receber o cliente, seguindo padrões de instalação e treinamento da equipe, e exigindo do franqueado alguns investimentos que qualquer loja física necessita, como o aluguel, energia, água, etc.

  • Quiosques – são espaços menores que, em geral, ocupam corredores de shoppings e centro comerciais. Estrutura menor demanda investimento e manutenção também menores.

Um dos segredos para o seu sucesso é estar, estrategicamente, instalada em um local de grande circulação de pessoas.

  • Food Truck – indo para as ruas termos os conhecidos caminhões que comercializam os mais diversos tipos de comidas.

Uma vantagem é que, caso esteja em um ponto que não seja tão bom, é possível pegar a sua “loja” e mudá-la de endereço.

Mas não se iluda achando que a manutenção desse tipo de franquia é menor, porque existe um veículo como base dessa estrutura, e ele precisa de determinados cuidados.

Franquia para cidade pequena é lucrativa quando bem escolhida

  • Container – dentro do segmento que demanda espaços físicos, é o que exige menor custo para instalar e manter, sendo bastante prático.

O que ainda limita o crescimento deles é que, nem todo tipo de franquia se adapta ao espaço de containers, que costumam ser mais reduzidos do que as lojas físicas.

  • Home based – quer trabalhar em home office? Então esse é seu modelo de franquia. Como o nome sugere, são negócios que usam a própria casa do franqueado.

Com isso, os negócios gerados por ela tem como perfil acontecerem de forma on-line.

Indicada para quem trabalha com e-commerce e marketplaces, ou prestação de serviços que podem ser executadas de forma digital.

Lembre-se que a franquia é um negócio, e como qualquer outro ela precisa do comprometimento do investidor, para gerar bons resultados.

Estude, pesquise, visite a franqueadora, tire todas as suas dúvidas, converse com franqueados e, então, decida se é o que você busca.

Agora que você já sabe o que é uma franquia, é trabalhar e cuidar bem dela.

Fontes: Rural Pago; Sebrae; Sua Franquia; Central do Franqueado; Portal do Franchising.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site