Atedimento ao cliente

Seguro Penhor Rural cuida do patrimônio que está como garantia de crédito

O seguro penhor rural é feito para proteger os bens que estão penhorados, servindo como garantira para financiamentos e empréstimos.

Itens que estejam diretamente relacionados com as atividades agrícolas, pecuária, floresta ou aquícola, e foram oferecidos como garantia de crédito rural, podem entrar no seguro penhor rural.

O objetivo é proteger o patrimônio, cobrindo perdas e danos que possam ser causados a esses bens penhorados, para evitar qualquer risco a esse patrimônio que está como garantia de transações.

Uma dúvida comum é quanto ao que pode ser coberto pelo seguro penhor rural. Acompanhe alguns itens para os quais cabe indenização:

colisões ou acidentes que envolvam os veículos segurados, ou que causem danos ao produto/objeto transportado, que também esteja coberto pelo seguro;
fenômenos naturais como chuva excessiva e de granizo, tremores de terra e ventos;
inundações causadas por aumento do volume de água em rios ou canais alimentados por esses rios, de forma natural;
incêndios, combustões e explosões acidentais;
desmoronamento total ou parcial de construções, quando comprovada a má qualidade do produtos utilizados na mesma;
roubos e furtos de máquinas, veículos, complementos, etc, que estejam assegurados;
quebra técnica ou de qualidade, e desvio, de produtos estocados e que estejam vinculados a operações de comercialização, entre outros.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios que tem a missão de levar aos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Você sabia que a Rural Pago também oferece o seguro penhor rural?

Investir em um seguro é ter tranquilidade para administrar seus negócios, pois sabe que sua safra, animais e equipamentos estão protegidos.

Quer saber mais sobre o seguro penhor rural e fazer uma simulação? Fale com a nossa equipe por meio do ruralpago.com/seguros/

Seguro Penhor Rural

Para investir na propriedade, plantação, pecuária e demais atividades desenvolvidas dentro do seu negócio, é comum que o produtor rural precise de recursos financeiros.

Ao conseguir um financiamento ou empréstimo, com uma instituição regulamentada, o trâmite exige que algo seja atrelado como garantia de recebimento, e assim alguns bens ficam penhorados.

Essa penhora é a forma encontrada para garantir que não haverá prejuízo ao credor, a quem emprestou o dinheiro, pois de alguma forma a dívida será paga.

E assim surge o seguro penhor rural, que é capaz de cobrir possíveis prejuízos que os bens atrelados ao penhor possam sofrer.

Além de ser uma segurança para o produtor rural, também serve com um benefício ao credor, pois o patrimônio que entrou como garantia está protegido.

Segundo a circular 308, de dezembro de 2005, da Susep – Superintendência de Seguros Privados, os bens que são oferecidos como garantia na operação de tomada de crédito precisam estar diretamente ligados à atividade exercida pelo produtor.

Fique atento para as diferenças entre o seguro penhor rural e os de benfeitorias e propriedade rural, pois esses dois cobrem perdas e danos de bens que não são oferecidos como garantia de crédito rural.

Outro fator importante é que o produtor comunique a seguradora, o mais rápido possível, caso exista algum problema, e se o dano envolver furto, roubo e outras coisas relacionadas, também é necessário fazer um boletim de ocorrência, na polícia.

De forma geral, a cobertura estabelecida em apólice de seguro penhor rural é válida durante o tempo estipulado para o pagamento do financiamento, no qual os bens estão atrelados.

Lembre-se sempre que, antes de contratar o seguro penhor rural, é preciso procurar empresas idôneas e confiáveis, para não ter qualquer problema caso ocorra algum dano que precise ser restituído.

Também fique atento a todos os termos do contrato da apólice, para que não haja divergência diante de um incidente assegurado.

Cada empresa tem suas particularidades, por isso é importante tirar todas as suas dúvidas antes de fechar o contrato de seguro penhor rural.

Fontes: Rural Pago; Susep; Dia Rural; Banco do Brasil; e Humber Seguros.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site