Quando falamos de agronegócios é comum pensar na produção agropecuária, ou seja, o que está diretamente ligado ao campo.
Os agronegócios estão ligados com a produção agrícola, o cultivo da terra em suas mais variadas culturas, e a criação de animais diversos para o consumo.
Mas os agronegócios vão muito além da porteira da propriedade, do plantar e colher, e hoje movimentam várias cadeias produtivas e bilhões de dólares, em todo o mundo.
Produzir, processar e distribuir são atividades diretamente ligadas aos agronegócios.
Enquanto o plantar e colher acontece no campo, é comum que parte dessa produção seja processada fora dele, para que esteja adequada ao consumo.
E depois vem todo o processo logístico da distribuição dos produtos dos agronegócios, que precisam chegar até o consumidor final.
Para melhor ilustrar, é preciso entender que os agronegócios envolvem outros setores, que vão além do que acontece em ambiente rural, por isso impactam tanto na economia, movimentando uma diversa cadeira produtiva.
Alguns exemplos são os fertilizantes, pesticidas, sementes, ração dos animais, vacinas, entre vários outros que precisam chegar até a propriedade para tornar a produção mais eficiente; e
O abate dos animais em frigoríficos, o trigo que é transformado em farinha e depois vendido em supermercados, tudo isso envolve os agronegócios, de forma direta ou indireta.
A literatura aponta que Davis e Goldberg, classificaram o termo agronegócio, em 1957, como um conjunto de atividades de produção, processamento, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas.
E a cada dia fica mais evidente o quanto essa cadeia é diversa, indo muito além dos alimentos.
Acompanhe alguns exemplos do que é produzido através dos agronegócios:
Em ambos os casos, trazem o benefício de serem produzidos a partir de energias renováveis.
É do campo que vem a matéria-prima para nossas roupas e enxovais, como toalhas e lençóis que utilizamos no dia-a-dia.
Ao entendermos o quanto a cadeia produtiva ligada aos agronegócios é ampla, fica evidente também que ela gera milhares de empregos, de forma direta e indireta, que vão muito além do trabalhador que cultiva a terra.
Veja alguns profissionais que verão as vagas crescerem nos próximos anos:
O preparo da terra, a escolha das sementes, o momento certo de plantar e colher e o desenvolvimento da lavoura, estão entre as ações que ele deve acompanhar.
O sucesso dos agronegócios depende dessa visão administrativa, de conhecer o setor e saber usar ferramentas para tornar a produção mais lucrativa.
Com um mercado mais exigente e competitivo, é cada vez mais comum a atuação de profissionais especializados em diversos segmentos, e as oportunidades têm se aberto a cada dia.
Mas isso tem que ser feito gerando o menor impacto possível ao meio ambiente, é a balança entre produtividade e não degradação do meio, e para isso é preciso contar com a assessoria desses profissionais.
Máquinas, implementos, aplicativos, engenharia genética são apenas algumas ferramentas utilizadas pelo setor, e quem trabalha para desenvolvê-las ou aprimorá-las, terá grandes oportunidades de trabalho.
Você já está dentro dos segmentos dos agronegócios? Se ainda não, e pretende seguir, busque qualificação e invista nesse mercado que não para de crescer.
Fontes: Mundo Educação; Totvs; Fundação Instituto de Administração; CNA Brasil; e My Farm.