Atedimento ao cliente

Você sabe o que são as AgTechs e como elas podem auxiliar o seu negócio?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, as agtechs chegaram para levar a tecnologia para o campo, com o objetivo de facilitar o trabalho do produtor rural e aumentar sua produtividade.

Com as agtechs é possível desenvolver atividades, ter acesso às informações para se manter atualizado no mercado e acompanhar a evolução do setor agrícola.

É possível também participar ativamente dos avanços tecnológicos, dos métodos digitais de monitoramento e de gestão de fazendas.

Afinal, grande parte desse avanço tecnológico chega até o mercado por meio das agtechs.

Quer saber mais sobre o tema, conhecer essas diferentes tecnologias e suas aplicações? Acompanhe.

AgTechs

São chamada agtechs as empresas e startups que promovem inovação no agro, por meio de tecnologias aplicadas no campo.

O objetivo desse modelo de negócios é oferecer novidades para o setor, como a aplicação de ferramentas de automação, Big Data e Inteligência Artificial.

As agtechs têm como base produzir cada vez mais, com menos impacto ambiental e impulsionar negócios e investimentos.

O setor busca soluções a partir de softwares de gestão e monitoramento, criação de alternativas energéticas, aproveitamento de resíduos e controle ambiental, além de desenvolvimento de biotecnologia e novas sementes.
Entre as tecnologias e inovações oferecidas pelas agtechs estão:

softwares para o setor;
iniciativas voltadas para a criação de alternativas energéticas;
aproveitamento de resíduos;
controle ambiental;
monitoramento; e
biotecnologia e sementes.

Onde atuam as AgTechs?

Elas podem atuar em diversas localidades, mas geograficamente, as agtechs estão concentradas, principalmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, seguidos das regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte.

Na prática, as agtechs estão presentes em todos os segmentos do agronegócio, seja como suporte tecnológico para os produtores rurais até a busca pela otimização de processos e aumento de produtividade e rentabilidade.

Unindo tecnologia e inovação, elas oferecem serviços como sistemas de gestão da produção agrícola, pecuária, logística, automatização de processos e soluções financeiros para o agronegócio.
PLANO DE NEGÓCIO: O SUCESSO DO SEU EMPREENDIMENTO DEPENDE DISSO

Quando o foco são as tecnologias, existem agtechs preparadas para oferecer uma grande variedade delas, que atuam junto a tratores, colheitadeiras, plantadeiras e outros implementos, que incorporam as tecnologias da internet das coisas (IoT).

Para complementar essa lista também podem ser agregados: drones, GPS, biotecnologia, gestão da fazenda, rastreio, robôs, sensores, sistemas autônomos e dados de satélite, capazes de monitorar tudo o que acontece no campo, trazendo dados precisos em tempo real.

AgTechs no Agro

Levam conectividade, métodos de precisão e inovação tecnológica ao campo.

Proporcionam contínua inovação para o setor, bem como a aplicação de ferramentas de automação trazendo mais praticidade e agilidade para o produtor rural.

As agtechs proporcionam a otimização de processos e recursos, tornando o trabalho mais preciso, rápido e seguro.
E, por fim, a economia, uma vez que, com os dados obtidos pelos equipamentos desenvolvidos pelas agtechs, é possível que o agricultor tome decisões mais assertivas.

No Brasil

São 298 startups voltadas para o agronegócio em atividade no Brasil, segundo dados da publicação Distrito Mining Report Agtech 2021– plataforma de inovação para startups, empresas e investidores.

Em 2020, o Brasil teve um crescimento exponencial em termos de proliferação de startups.

Segundo o ranking da startupBlink, o país ocupou a 20ª, subindo 17ª posição em relação à 2019.

Esse aumento da oferta de softwares de gestão agropecuária e soluções faz com que empresas do segmento procurem alianças para integrar suas soluções e agregar ainda mais valor nas entregas.

Dessa forma, aumentam e fidelizam produtores, ávidos por aumentar a rentabilidade e otimizar processos agrícolas.

Até a sociedade ganha, porque o agro atende à demanda de produção e garante o alimento na mesa.

Mas, além disso, a qualidade de vida depende de produzir alimentos mais saudáveis, o que é possível alcançar com a biotecnologia gerada pela agtechs.

Fontes: Canal Agro; Digital Agro; AAAInovação; Tentos Cap; e Labs News

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site