Atedimento ao cliente

Vendas online no agronegócio: 46% dos brasileiros preferem compras digitais

As vendas online no agronegócio, que vinham ganhando espaço, viram uma grande expansão em 2020, impulsionada pela pandemia da Covid-19.

Muitas empresas, dos mais variados segmentos do agronegócio estão investindo em plataformas próprias para vendas online.

Com a necessidade de manter as atividades, o atendimento físico ao público suspenso e feiras e eventos cancelados, as vendas online dispararam.

Maquinários, insumos, ração e suplementos para o rebanho, sementes e mais um série de itens podem ser encontradas com apenas alguns cliques.

MARKETING PARA O AGRONEGÓCIO: INVISTA EM ESTRATÉGIAS E OTIMIZE OS RESULTADOS

Isso sem falar nas próprias ferramentas digitais de gestão e automação, softwares, aplicativos e centenas de possibilidades tecnológicas aplicadas ao agronegócio.

A consultoria McKinsey, que tem seu trabalho focado em gerar mudança na vida de seus clientes, realizou uma pesquisa denominada “a mente do agricultor brasileiro na era digital”.

O estudo contou com 564 participantes e incluiu propriedades rurais de diversos tamanhos e regiões do Brasil.

O resultado mostra que 46% dos produtores consultados preferem canais digitais para a compra de seus insumos.

Na Europa, um estudo parecido apontou apenas 22% dos produtores preferem as compras e vendas online.

Já entre os americanos, 31% se mostraram abertos a essa forma de negócio.

Vendas Online no Agronegócio

A mudança nesse comportamento, que abre espaço para as vendas online, está muito ligada aos novos gestores do agronegócio.

As propriedades estão sendo administradas por uma geração mais jovem, na casa dos 40 anos, aberta as possibilidades tecnológicas.

Embora as plataformas agrícolas sejam consultadas por 6% das pessoas que buscam fechar negócios, a interação pelo WhatsApp ainda é a preferência de 55% dos compradores.

Se sentir mais próximo do vendedor é algo que atrai o cliente para o Whats.

O alto investimento em tecnologia, que para pequenos proprietários ainda é impactante, aparece como uma dificuldade de expansão das vendas online no agronegócio.

Outro gargalo significativo é o alcance da internet, que ainda não chega em mais de 70% das propriedades rurais.

Quero Vender

Para quem atua no agronegócio e quer investir em vendas online, a primeira dica é estudar o mercado e as possibilidades.

  • O seu cliente é uma empresa ou o consumidor final?
  • Você pretende investir em e-commerce com plataforma própria, ou um aplicativo?
  • Ou será que vale mais a pena estar dentro de um marketplace? Ele funciona como um shopping virtual, onde várias empresas vendem seus produtos.
  • Já pensou em uma estratégia de marketing para atrair os seus clientes?
  • Avalie custos, possibilidades, possíveis resultados e quanto será necessário investir para que suas vendas online de agronegócio comecem a faturar.
  • E lembre-se: você não precisa saber tudo, é possível contar com a assessoria de uma equipe ou empresa especializada no setor.

Buscar Rural

O Buscar Rural é uma plataforma que une conceitos de compra e venda, no segmento do agronegócio, com um banco de dados de prestadores de serviços do campo.

Em um mundo onde as vendas online no agronegócio seguem em expansão, o Buscar Rural interliga compradores e vendedores, sendo possível consultar preços e anúncios que estejam próximos ao interessado.

Na categoria de compra e venda é possível localizar animais, máquinas, sementes, insumos, entre outros.

Já na categoria de prestação de serviços estão os profissionais do setor, como agrônomos e veterinários, bem como aqueles que atuam com transporte de cargas, por exemplo.

Rural Pago para vendas online

O Rural Pago funciona como uma fintech, destinada à transação digital, garantindo pagamentos de forma segura.

No meio agro, as transações geralmente são de alto valor, por isso a Rural Pago assegura as intermediações e transações feitas dentro do Buscar Rural.

Se você ainda não se conectou com o mercado de vendas online no agronegócio, está perdendo um tempo precioso.

Informe-se, invista e amplie as possibilidades de ver seu agronegócio crescer.

Fontes: Buscar Rural; Rural Pago; Globo Rural; Dinheiro Rural; Mapa das Franquias; e Escola de E-commerce.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site