Atedimento ao cliente

Tecnologia no campo: entenda como ela tem auxiliado os produtos rurais

A importância da tecnologia no campo e na rotina do agropecuarista não chega a ser nenhuma novidade.

Assim como em outros aspectos da nossa vida, a tecnologia também trouxe vários benefícios para o campo e se posiciona como importante e imprescindível para o agronegócio.

A tecnologia no campo permite a gestão dos processos internos, desde a logística de compra de matéria-prima, insumos e venda de produtos, até o controle de tarefas e horários dos funcionários.

Para isso, softwares de gerenciamento dão suporte ao produtor rural na organização dos dados e informações coletadas, que possibilitam:

  • maior precisão e agilidade ao produtor;
  • processos integrados e otimizados;
  • mais facilidade no gerenciamento de processos; e
  • uniformidade na execução de tarefas.

Além dos aplicativos de gerenciamento e monitoramento da fazenda, também existem programas para:

  • mapeamento da área por meio de GPS’s e drones;
  • combate de pragas e doenças;
  • previsão climática;
  • pulverização e plantação, que controlam as máquinas que atuam nessa etapa da lavoura; e
  • informações do mercado.

Tecnologia no Campo

Quando falamos em tecnologia no campo, devemos entender que se trata de tendências e inovações acessíveis para o pequeno, médio e grande produtor.

Um exemplo são os softwares que funcionam integrados com outros programas e/ou com ferramentas instaladas na fazenda.

Além das versões para computadores, existem aplicativos para celulares, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar.

Mas, não é somente isso, a tecnologia no campo traz mais benefícios para o produtor rural, tais como:

  • capacidade de planejamento e antecipação: é possível saber a hora certa de plantar, manejar, colher e mesmo vender os produtos obtidos no campo;

Assim, os produtores conseguem planejar melhor as safras e se antecipar para a adaptação as mudanças no clima.

  • acompanhamento em tempo real: soluções de satélite, drones e softwares permitem acompanhamento em tempo real.

Grandes espaços de plantio podem ser visualizados na tela de um celular, tablet ou computador, com uma análise de dados completa de itens como condições de solo, germinação e qualidade das sementes, entre outros;

  • ganho de produtividade: com a tecnologia no campo é possível agilizar processos, melhorar a gestão de recursos e reduzir desperdícios de insumos;
  • possibilidade de projeções: com análise dos dados, é possível fazer gráficos para traçar tendências de produção e estimar o volume de safras na próxima colheita.

A tecnologia no campo permite o planejamento das finanças e a antecipação de diferentes situações, com mais segurança e previsibilidade; e

  • agilidade no manejo agrário: com a tecnologia no campo, é possível tratar a agricultura no tempo que quiser, potencializando o que as estações trazem de melhor e diminuindo o impacto de situações imprevistas, como pragas ou períodos de seca.

Tecnologia a serviço do produtor rural

E quais as tecnologias no campo que ganharam destaque, avançam em diversas frentes e prometem ajudar os produtores rurais a enfrentarem os problemas que surgem em meio a tanta inovação?

  • agricultura de precisão: um sistema de gestão, que utiliza diversos equipamentos para coletar dados que atendam às necessidades de cada produtor.

Seus principais dispositivos são: câmeras, sensores, drones, dispositivos de georreferenciamento, piloto automático das máquinas agrícolas, barras de luz, monitores de colheitas, semeadoras e controle bico a bico dos pulverizadores.

  • sensores e drones: monitoramento de toda área de plantio pode ser feito diariamente.

Com as imagens coletadas pelos equipamentos é possível detectar problemas e agilizar a solução, além de ser possível calcular os índices de vegetação das áreas da fazenda.

  • Inteligência Artificial (IA): focada na previsão de situações dentro do campo que são enviadas automaticamente para as máquinas e podem garantir economia no uso de insumos e combustíveis, contribuindo para a produtividade das lavouras.
  • integrações com mobile: o uso de tablets e smartphones no campo é um grande sucesso entre os produtores.

É um fato consumado pelo investimento de empresas de tecnologia em aplicativos e painéis que podem ser monitorados em mobiles.

Essa tecnologia no campo facilita a gestão e o monitoramento dos processos de produção da fazenda.

  • Edge Analytics e Internet das Coisas: com essas tecnologias, os computadores de bordo dos maquinários agrícolas são conectados à internet e os dados coletados não necessitam de uma central de processamento para serem lidos, pois a máquina já faz isso garantindo mais agilidade nas ações dentro do campo.

LAVOURA HIGH-TECH: SOFTWARES, ROBÓTICA E DRONES MOSTRAM O PODER DA TECNOLOGIA

As tecnologias no campo também estão acessíveis para o pequeno produtor, já que devido à grande procura por esses produtos e serviços, o preço teve redução e as condições de pagamento se tornaram mais flexíveis.

Existem também aplicativos gratuitos, que possuem linguagem simples e são feitos para facilitar a vida do produtor.

E, por fim, os maquinários agrícolas que possuem tecnologia integrada ao seu sistema, diminuindo custos e aumentando o controle em todas as etapas do plantio.

Fontes: G1; Algar; Siagri; Maqnelson; e Consórcio Randon.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site