Atedimento ao cliente

Tecnologia industrial deixa a produção mais eficiente e lucrativa

Assim como acontece no agronegócio, o setor fabril tem buscado melhorar e ampliar sua produção, de forma eficiente, e para isso segue investindo em tecnologia industrial.

Quando se abre esse tipo de espaço, o mercado naturalmente exige profissionais mais treinados, por isso, esteja sempre se atualizando.

A tecnologia na indústria, para ser devidamente aplicada e gerar bons resultados, precisa contar com mão de obra especializada e apta a operar as novidades.

Se você está buscando oportunidades nesse segmento, ou decolar no setor que já atua, é importante estar atento para as novidades da tecnologia industrial.

As ferramentas são várias, para atender as mais variadas necessidades, e vamos falar de algumas delas aqui.

E você, já está conectado com essa nova realidade que agrega a tecnologia industrial?

Robotização e tecnologia industrial

Robotização e tecnologia industrial andam juntas já há algum tempo, e isso tem se intensificado cada vez mais.

Fabricação, manutenção, limpeza, controle de qualidade, são apenas algumas das tarefas que podem ser executadas por robôs.

Uma vantagem a ser destacada quanto a essa tecnologia industrial é a alta precisão dos processos robóticos, sem falar em sua capacidade de repetir procedimentos.

Trata-se de um processo de automação, que utiliza softwares, e assim garante uma produção mais rápida e de excelente qualidade.

Softwares e Tecnologia Industrial

Assim como acontece com os robôs, os softwares também são necessários para a alta performance de sensores, computadores e máquinas em geral, que atuam como parte da tecnologia industrial.

É pelo alinhamento dos softwares que se habilitam os programas, coletando dados, melhorando as execuções e atingindo os resultados desejados.

São várias as possibilidade de aplicar softwares dentro dos processos que envolvem a tecnologia industrial.

Entre elas está a de reunir, em um mesmo local, de forma integrada, dados de várias máquinas e, com base nisso, entender como deixar a produção mais rápida, segura e econômica.

Além de analisar a produtividade do maquinário, os softwares aplicados à tecnologia industrial podem acompanhar o desempenho de colaboradores, checar possíveis desperdícios e, assim, colaborar para uma gestão mais eficiente.

Cloud Computing

Conhecido no Brasil como “computação em nuvem”, a cloud computing viabiliza o acesso remoto aos sistemas, arquivos, documentos, facilitando o processo produtivo.

É uma forma de tecnologia industrial que facilita a rotina, sem a necessidade, por exemplo, de despender grandes espaços para armazenar arquivos físicos. Isso sem falar na dificuldade de consulta a esses arquivos, geralmente com milhares de pastas.

Segurança para armazenar informações, agilidade nas consultas, proteção aos dados e uma consequente praticidade para as atividades e tomadas de decisão do cotidiano, estão entre as possibilidades geradas pela cloud computing.

Internet das Coisas

A chamada “Internet das Coisas” está presente em vários segmentos e, consequentemente, também nos processos que envolvem a tecnologia industrial.

Entre as suas funcionalidades está a de monitorar o transporte, acompanhando o processo de logística.

Ela também atua para desenvolver novas máquinas e equipamentos, ou aumentar a eficiência dos já existentes, sendo denominada de IIoT – Industrial Internet of Things, que a aplicação da tecnologia na indústria.

E mais, pode ser aplicada no monitoramento de estoques, e até mesmo para indicar se está havendo desperdícios, com luzes ligadas sem necessidade, ou torneiras pingando.

Vantagens da Tecnologia Industrial

Para quem ainda tem dúvidas sobre as possíveis vantagens que a tecnologia proporciona, destacamos algumas a seguir:

  • Produção otimizada – reduz custos e tempo de produção, evita desperdícios de matéria-prima, e gera uma consequente economia.

Esses são alguns dos resultados alcançados junto à tecnologia na indústria.

  • Trabalho de qualidade – quando a tecnologia industrial é bem aplicada, ela facilita a vida dos trabalhadores.

Com isso, a consequência é ter uma rotina com maior qualidade e saúde.

VOCÊ SABE O QUE SÃO AS AGTECHS E COMO ELAS PODEM AUXILIAR O SEU NEGÓCIO?

Mas para operar essas tecnologias é preciso estar treinado e capacitado, pois isso garantirá a permanência no cargo, ou até uma promoção.

  • Gestão eficiente – com o investimento em processos de tecnologia industrial, fica mais fácil o controle dos resultados, que são mais previsíveis.

Isso facilita a gestão e torna a administração mais eficiente e lucrativa.

  • Clientes mais satisfeitos – serviço eficiente, produto de qualidades e prazos devidamente respeitados deixam os clientes satisfeitos.

E quando estamos no lugar de cliente sabemos que, ao passar por uma boa experiência, além de voltarmos a consumir, ainda somos capazes de indicar algum serviço ou produto.

Fontes: Blog do ERP; Startupi; Pollux; IMC Resistências; e Pier 8.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site