A tecnologia brasileira deve ganhar um fôlego novo em 2022, isso por conta de algumas novidades que estão chegando, como o 5G, além do investimento do setor público e privado.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações anunciou, em março, que será destinado quase R$ 1 bilhão para o desenvolvimento de pesquisas e ações em favor da ciência, tecnologia e inovação.
O montante vem do FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e será investido em áreas de biotecnologia, internet das coisas, produção de imunizantes, agricultura e saúde.
Como ainda estamos em busca de vacinas mais eficientes, parte da tecnologia brasileira está ligada ao setor da saúde.
O que se espera para o decorrer do ano é que o Brasil seja independente na produção de vacinas, tanto as contra a covid-19, como outras, inclusive com o desenvolvimento de vacina de RNA mensageiro.
E quando se fala de tecnologia brasileira é preciso destacar o que a mais aguardada para o momento, inclusive pela cadeira produtiva do agronegócio, que é o 5G.
Com o homem do campo cada vez mais conectado, mas ainda com dificuldade de acesso rápido a internet em vários locais do país, o 5G pode fazer muita coisa mudar, acelerar os processos e tornar a rotina mais produtiva.
Um estudo realizado pelo IEEE – Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, e apresentado em 2021, mostrou que 95% dos profissionais que atuam com tecnologia, e forma entrevistados, concordam que a inteligência artificial, junto com a machine learning e o 5G, serão os principais destaques do ano.
Embora a maior parte desses profissionais acreditem que a tecnologia brasileira ainda tem muito que expandir, é possível ver algum flash de luz no fim do túnel.
Mais do que ter uma internet rápida e eficiente, para acessar dados de planilhas e programas, o 5G auxilia em outras atividades ligadas ao trabalho do campo.
Um exemplo é a aplicação do 5G em veículos autônomos, podendo ser destinado também para as máquinas, impulsionando a tecnologia brasileira.
Outras áreas que a chegada do 5G deve impactar diretamente, de acordo com estudo do IEEE são:
Outras tecnologias que, a cada dia, estão mais inseridas em várias rotinas de trabalho é a internet das coisas e a realidade virtual.
E com os desafios impostos pela pandemia o setor de tecnologia brasileira entendeu a necessidade de se expandir e firmar, e um grande exemplo foi o boom do comércio eletrônico.
No primeiro semestre de 2021, o e-commerce movimentou R$ 53 bilhões, que acordo com pesquisa realizada pelo Ebit|Nielsen.
O que se vê analisando as movimentações é que não devem surgir grandes novidades na tecnologia brasileira em 2022, pois são ações que já estão em andamento, o que se espera é um desenvolvimento significativo delas.
Quem tem sentido falta de um investimento maior da tecnologia brasileira é a indústria.
Um levantamento feito pela CNI – Confederação Nacional da Indústria apontou que 14 dos 24 segmentos do setor estão defasados, quando se compara a adoção de tecnologias digitais, que acontece dentro e fora do Brasil.
Cibersegurança, sistemas integrados, impressão 3D, big data e até robôs autônomos estão na lista das necessidades que precisam ser melhoradas na tecnologia brasileira.
E você, tem acompanhado o comportamento da tecnologia brasileira? É importante entender como ela está se movimentando e até onde ela pode impactar na sua vida e profissão.
Quem atua no campo, e em outras ramificações do mercado agro, tem visto muitas mudanças nos últimos anos e precisa estar alinhado a elas, para seguir produzindo e lucrando.
Fontes: Governo do Brasil; Agência de Notícias Brasil-Árabe; Folha de Pernambuco; Forbes; Exame; Portal eMóbile; e Yank Solutions