A preocupação de cuidar melhor dos recursos naturais, com foco na sustentabilidade, tem impulsionado a busca pela tecnologia ambiental.
O objeito é proteger a biodiversidade de forma mais efetiva, podendo também investir em ações que levem a uma menor degradação e maior recuperação da natureza, como um todo.
A tecnologia ambiental tem ganhado força como uma aliada desse desenvolvimento sustentável, podendo ser aplicada em diferentes frentes de ação.
Diminuir o consumo de energia, reaproveitar os recursos e subprodutos, reduzir a emissão de poluentes, eliminar os resíduos de forma mais eficiente e menos danosa, são apenas alguns exemplos do que pode ser melhorado com a tecnologia ambiental.
E mais do que isso, através de sua aplicação torna-se possível fazer um levantamento de informações e monitorar áreas produtoras de poluentes, oferecendo soluções eficazes e mais seguras para diminuir os impactos.
Dados mostram que, nos próximos anos, o uso da tecnologia ambiental pode contribuir para a redução, entre 25 e 80%, da emissão de gases que causam o efeito estufa. Isso significa um impacto até 50% menor na camada de ozônio.
E quando falamos na melhora do meio ambiente temos que pensar no quanto isso impacta na vida de todos nós, afinal, somos os habitantes desse espaço.
Exploração de recursos e consumo responsável devem ser um compromisso de todos, não apenas das grandes empresas, pois a existência de cada um, impacta o meio ambiente de alguma forma.
Um exemplo: diante do isolamento social imposto em 2020, a emissão CO2 diminuiu 15%. Será que você tem feito a sua parte, no seu cotidiano?
Ao falarmos de tecnologia ambiental é importante destacar algumas certificações que comprovam esse compromisso com a gestão dos recursos.
Entre elas estão:
Muitas pessoas devem estar se perguntando: na prática, o que a tecnologia ambiental já disponibiliza hoje, que pode ser agregado às indústrias e até mesmo ao cotidiano?
Acompanhe alguns exemplos abaixo.
Deixando as substâncias químicas tradicionais de lado, os inseticidas biológicos são focados apenas no combate aos insetos, sem prejuízo a outros seres vivos.
A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária têm trabalhado para desenvolver soluções para as lavouras, de forma eficaz e com tecnologia ambiental.
E o melhor, ele pode ser transformado em energia elétrica e térmica, bastando fazer a instalação de placas com células fotovoltaicas.
Esse é um exemplo de tecnologia ambiental que tem ganhado cada vez mais espaço, tanto em empresas como em residências.
Além de ser uma energia limpa, ainda significa, em médio e longo prazo, uma economia financeira bastante interessante.
A MW Solar tem uma equipe altamente treinada para responder suas dúvidas sobre energia solar, e fazer orçamentos. Para saber mais entre em contato através do mwsolar.com/energia-solar/
Elas poluem menos durante a fabricação e também no momento do descarte, e ainda duram mais e consomem menos energia.
Com alto teor de metano, pode ser convertido em eletricidade, pelo processo de cogeração, o que faz dele uma energia renovável.
A purificação de água, remediação de rejeitos e gestão da água em hidrometalúrgicas, tem contribuído para reduzir o impacto ambiental.
Busque mais informação sobre tecnologia ambiental e, mesmo que com ações menores, comece a fazer a sua parte, para que possamos viver de forma mais sustentável.
Fontes: Revista Galileu; Tecnicon; Fundação Instituto de Administração; Ingram Micro; e Wikipédia.