Atedimento ao cliente

Tecnologia agroindustrial é necessária e eficiente na cadeia no agronegócio

Para falarmos de tecnologia agroindustrial é necessário entender o que é agroindústria.

De acordo com o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é chamada de agroindústria o ambiente físico equipado e preparado, onde um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias, provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura são realizadas de forma sistemática.

Mas a aplicação da tecnologia agroindustrial vai muito além dessa definição e é interessante saber mais sobre ela, pois, a cada dia, ela está mais presente na rotina de quem atua na cadeia do agronegócio.

As inovações tem causado impacto no campo, na produção e até na maneira como o produto final chega ao consumidor.

Com a tecnologia agroindustrial potencializam-se os ganhos em eficiência, através de processos de automatização, controle das demanda e até redução de falhas administrativas, operacionais e de tomadas de decisões.

O investimento em softwares é um dos elementos fundamentais para essa transformação e, consequentemente, os bons resultados gerados.

Eles estão alinhados a base da tecnologia agroindustrial, seja para a gestão do todo, ou trabalhando junto com máquinas altamente modernas.

Outro fator marcante que fica evidente com a correta aplicação da tecnologia agroindustrial é a produtividade média do trabalhador.

Com o auxílio de equipamentos de ponta, que evitam erros banais do cotidiano, o trabalhador amplia sua capacidade produtiva e ainda ganha mais qualidade de vida durante a jornada.

Tecnologia Agroindustrial

Conheça algumas tecnologias agroindustriais e como elas atuam:

  • Automação pervasiva – uma tecnologia agroindustrial capaz de reduzir a carga de trabalho de quem acompanha a tarefa.

Um exemplo são as ordenhas controladas por robôs, e veículos que podem ser controlados de forma remota e são extremamente precisos em tarefas como a semeadura.

  • Sensores – eles decodificam informações podendo ser programados para checar a necessidades de água da plantação, ou até mesmo os níveis de nitrogênio do solo.

Junto com a tecnologia agroindustrial, os sensores podem fazer a aplicação de produtos e irrigação.

  • Telemetria – com o auxílio de um smartphone é possível ter acesso à localização de todos os veículos em operação dentro da propriedade.

Transformação digital impacta o agronegócio ampliando a produção e lucro

A tecnologia agroindustrial também pode indicar o nível de combustível nos tanques desses veículos e o volume de defensivo aplicado em uma determinada área.

  • Análises químicas – através da inteligência artificial é possível fazer a análise do solo e da água, por exemplo, sem ter que contar com a visita de técnicos de um laboratório.

Com o dispositivo adequado, e uma pequena amostra do que deve ser analisado, o resultado sai em minutos e são bastante confiáveis, graças à tecnologia agroindustrial utilizada.

  • Chegada do 5G – a tecnologia agroindustrial pode se beneficiar muito com o 5G, que irá expandir e dar mais qualidade para as atividades operacionais.

Cálculos, transmissão de dados, maior precisão, serão alguns dos benefícios alcançados e toda essa aceleração no tráfego de informações garante mais produtividade e lucratividade.

Tecnologia Agroindustrial e Empregos

Um estudo realizado pela Cepea/Esalq mostrou que 19 milhões de brasileiros tem seus trabalhos ligados ao agronegócio, isso significa que, um a cada três trabalhadores estão inseridos nessa cadeia produtiva.

Junto a essa tendência estão sendo capacitados profissionais para atuarem com tecnologia agro, pois o setor está em expansão.

Os cursos trazem, em sua grade, disciplinas ligadas ao processo de produção agroindustrial, como planejamento, execução, processamento e comercialização de diversas matérias-primas de origem animal ou vegetal.

Tudo isso ligado a tecnologias para que o profissional possa atuar no campo, mas também em indústrias e cooperativas, fazendo pesquisas e consultorias.

Se especializar em tecnologia agroindustrial também é uma opção para quem deseja atuar em agricultura familiar.

É importante ter um perfil de organização, responsabilidade, facilidade com cálculos e se identificar com estratégia e gerenciamento administrativo.

Os cursos oferecidos para atuar com tecnologia agroindustrial são técnicos e de graduação, podendo ser presenciais ou EAD, tudo depende da instituição de ensino.

Outra possibilidade de atuar no segmento de tecnologia agroindustrial é no controle de qualidade e na segurança dos produtos, e dar foco a produção sustentável e diminuição de impactos ambientais.

Fontes: Mapa; Infomoney; R7; Mundo Educação; PD Sistemas; Vivo Meu Negócio; e SysControl

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site