Atedimento ao cliente

Seguro responsabilidade civil: saiba o que é e a importância de contratar

O seguro responsabilidade civil tem conquistado um espaço cada vez maior, e se tornado mais comum.

O objetivo do seguro de responsabilidade civil é garantir que o segurado seja indenizado, em casos que envolvem danos corporais ou materiais, que sejam causados a terceiros de forma não intencional.

Com isso, fica evidente sua importância para empresas, pois através dele é possível proteger os colaboradores que realizam atividades que representam algum risco.

Mas o seguro responsabilidade civil se aplica também a várias outras modalidades, que podem incluir desde obras até crimes cibernéticos, passando por produtos e o segmento ambiental.

O crescimento pela busca do seguro responsabilidade civil pode ser visto através dos dados da Susep – Superintendência de Seguros Privados, que apontam um aumento de 175% entre 2015 e 2020.

Seguro Responsabilidade Civil

Antes de falar mais detalhadamente sobre o seguro é importante entender o que é responsabilidade civil.

Ela pode ser definida como uma forma de arcar sobre possíveis danos causados a outras pessoas.

Assim, o seguro responsabilidade civil se dá pela aplicação de medidas capazes de determinarem que uma pessoa é obrigada a reparar um dano, que foi causado a um terceiro.

Esse dano pode ser material, ou seja, que tenha atingido algum patrimônio, ou moral.

Quanto à contratação do seguro de responsabilidade civil, ela pode ser de duas formas:

  • Individual – quando ele é adquirido sozinho, sem qualquer atrelamento a outro seguro; ou
  • Cobertura adicional – quando integra um pacote mais amplo, fazendo parte de um seguro de auto ou residencial, por exemplo.

Assim como outros tipos de seguros, o seguro serve para resguardar as pessoas diante de situações imprevisíveis, estendendo essa tranquilidade a terceiros.

Quando investir em seguro responsabilidade civil?

Mais do que indenizar possíveis vítimas por danos causados pelo segurado, de forma culposa, ou seja, sem intenção, o seguro, garante a proteção do patrimônio e do segurado.

Se você é gestor de um negócio que pode gerar algum acidente de trabalho, fique atento para estar resguardado.

Para propriedades rurais, especialmente as maiores e com mais colabores, o seguro responsabilidade civil é uma segurança na qual vale a pena investir.

Aqui estamos citando apenas um exemplo, entre tantos outros onde cabe esse tipo de seguro.

E para que o investimento atenda suas necessidades, fique atento para que o seguro responsabilidade civil garanta algumas coberturas fundamentais.

Alguns exemplos são:

  • acidentes com maquinas, veículos e equipamentos, por defeito de funcionamento ou erro humano na operação;
  • queda, lançamento ou deslocamento de objetos;
  • quando eventos originados no interior da empresa levem a uma sentença judicial;
  • acidentes causados por ações necessárias às atividades da empresa;
  • acidentes causados por serviços que tenham relação com conservação ou manutenção do imóvel, suas instalações e equipamentos utilizadas pela empresa;
  • vazamentos de ruptura das instalações de água e esgoto, desde que não seja por má conservação;
  • acidentes que se dão por alimentos e bebidas, que são consumidos em refeitórios da empresa, sendo oferecidos por ela ou por terceiros autorizados por ela;
  • incêndios e explosões;
  • desabamentos; e
  • ações da equipe de segurança e manutenção, enquanto estejam executando suas funções dentro do estabelecimento especificado.

Franquia Agro é uma forma de investir no agronegócio mesmo longe do campo

Antes de fechar o contrato com uma seguradora, fique atento aos detalhes, e tire todas as suas dúvidas quanto à cobertura do seguro responsabilidade social.

Na apólice deve estar indicado o valor máximo a ser custeado, lembrando que a cobertura pode apresentar diversas variações, dentro do próprio produto.

Fique atento para que a proposta esteja clara e contenha as obrigações e restrições quando aos direito do segurado.

A Rural Pago tem parceria com as melhores seguradoras do mercado, e pode oferecer o melhor custo x benefício para o seguro responsabilidade social. Clique aqui para falar com um de nossos consultores.

Fontes: Minuto Seguros; Migalhas; BWG; e Tuia Seguros.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site