O seguro responsabilidade civil tem conquistado um espaço cada vez maior, e se tornado mais comum.
O objetivo do seguro de responsabilidade civil é garantir que o segurado seja indenizado, em casos que envolvem danos corporais ou materiais, que sejam causados a terceiros de forma não intencional.
Com isso, fica evidente sua importância para empresas, pois através dele é possível proteger os colaboradores que realizam atividades que representam algum risco.
Mas o seguro responsabilidade civil se aplica também a várias outras modalidades, que podem incluir desde obras até crimes cibernéticos, passando por produtos e o segmento ambiental.
O crescimento pela busca do seguro responsabilidade civil pode ser visto através dos dados da Susep – Superintendência de Seguros Privados, que apontam um aumento de 175% entre 2015 e 2020.
Antes de falar mais detalhadamente sobre o seguro é importante entender o que é responsabilidade civil.
Ela pode ser definida como uma forma de arcar sobre possíveis danos causados a outras pessoas.
Assim, o seguro responsabilidade civil se dá pela aplicação de medidas capazes de determinarem que uma pessoa é obrigada a reparar um dano, que foi causado a um terceiro.
Esse dano pode ser material, ou seja, que tenha atingido algum patrimônio, ou moral.
Quanto à contratação do seguro de responsabilidade civil, ela pode ser de duas formas:
Assim como outros tipos de seguros, o seguro serve para resguardar as pessoas diante de situações imprevisíveis, estendendo essa tranquilidade a terceiros.
Mais do que indenizar possíveis vítimas por danos causados pelo segurado, de forma culposa, ou seja, sem intenção, o seguro, garante a proteção do patrimônio e do segurado.
Se você é gestor de um negócio que pode gerar algum acidente de trabalho, fique atento para estar resguardado.
Para propriedades rurais, especialmente as maiores e com mais colabores, o seguro responsabilidade civil é uma segurança na qual vale a pena investir.
Aqui estamos citando apenas um exemplo, entre tantos outros onde cabe esse tipo de seguro.
E para que o investimento atenda suas necessidades, fique atento para que o seguro responsabilidade civil garanta algumas coberturas fundamentais.
Alguns exemplos são:
Antes de fechar o contrato com uma seguradora, fique atento aos detalhes, e tire todas as suas dúvidas quanto à cobertura do seguro responsabilidade social.
Na apólice deve estar indicado o valor máximo a ser custeado, lembrando que a cobertura pode apresentar diversas variações, dentro do próprio produto.
Fique atento para que a proposta esteja clara e contenha as obrigações e restrições quando aos direito do segurado.
A Rural Pago tem parceria com as melhores seguradoras do mercado, e pode oferecer o melhor custo x benefício para o seguro responsabilidade social. Clique aqui para falar com um de nossos consultores.
Fontes: Minuto Seguros; Migalhas; BWG; e Tuia Seguros.