Atedimento ao cliente

Saiba como o seguro rural funciona e invista na proteção dos seus negócios

O seguro rural funciona como instrumento de proteção para a propriedade e atividades que são desenvolvidas nela, ou que estão conectadas a ela.

Essa modalidade é capaz de proteger o patrimônio do produtor no tocante a atividade agrícola e pecuária, os produtos gerados por elas, fatores que envolvem sua comercialização, chegando até ao seguro de vida do produtor.

Um seguro rural oferece coberturas que atendem o produtor e a produção, dando mais segurança aos que estão envolvidos na cadeia produtiva e querem diminuir o risco de perdas.

Alguns produtores rurais ainda podem dizer que não vale a pena gastar dinheiro com isso, mas não conseguem entender que se trata de um investimento em segurança.

Ao contratar um seguro rural a pessoa está protegendo seu patrimônio de ações que vão muito além do seu controle.

Mais do que pensar em roubos e danos materiais, existe o fator dos fenômenos climáticos adversos, que além de serem imprevisíveis, podem colocar toda uma plantação, por exemplo, a se perder, depois de meses de trabalho e investimentos.

Consórcio rural: invista na propriedade sem ter que recorrer a empréstimos

O seguro rural é totalmente legalizado pela Lei 10.823/03, e definido com um tipo de proteção aos agricultores contra perdas decorrentes de fenômenos naturais.

Ao investir em seguro rural o que se busca é recuperar o capital investido, reduzindo prejuízos, especialmente diante de geadas, fortes chuvas, secas capazes de quebrarem a safra e outros fatores climáticos.

Podem se beneficiar do seguro rural, de acordo com o artigo 4º do decreto nº 5.121/04, produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, que estão de acordo com todos os requisitos solicitados por lei, além de estarem com o nome limpo.

Mas tão necessário como contratar um seguro rural é escolher uma instituição confiável, pois somente assim seu patrimônio estará devidamente protegido.

A Rural Pago trabalha com várias corretoras de seguros dentro da plataforma tecnológica multinegócios, que ajuda a proteger sua propriedade, seus bens e animais de qualquer eventualidade.

É um investimento em segurança e tranquilidade para sua safra, animais e equipamentos. Quer saber mais e fazer uma simulação? Fale com a nossa equipe por meio do ruralpago.com/seguros/

Como funciona o seguro rural?

O seguro rural traz como objetivo, de acordo com o art. 56 da Lei 8.171/91: minimizar o risco de sinistros que atinjam bens fixos, semifixos ou semoventes; e também os riscos de fenômenos naturais, pragas, doenças e outros que atinjam plantações.

De forma geral, a contratação do seguro rural tem duração de um ano, podendo ser renovada de acordo com as normas seguidas em contrato, e de acordo com cada seguradora.

Existem quatro classificações dessa vigência:

  • Curto prazo – menos de um ano;
  • Longo prazo – maior que um ano;
  • Período intermitente – período fixado de forma descontinuada, podendo ser incluídas e excluídas coberturas dos riscos; e
  • Vigência reduzida – podendo se fixada por meses, horas, jornada ou trecho.

O seguro é calculado de acordo com o ramo de atuação do produtor, sendo usadas pesquisas e estatísticas para o cálculo e mensuração do risco.

Localização da propriedade, cultura que é explorada, riscos climáticos, estimativa de produtividade são alguns critérios levados em consideração.

O recebimento da indenização deve ser de, no máximo, 30 dias, contados a partir do momento em que o segurado cumpriu todas as exigências.

A inspeção de um perito da seguradora é comum antes da liberação da indenização.

Modalidades do Seguro Rural

São várias a modalidades do seguro rural. Saiba mais sobre cada uma dela.

  • Seguro Agrícola – cobertura contra perdas provocadas, principalmente, por fenômenos meteorológicos. É uma forma de cuidar da planta em suas mais variadas fases de desenvolvimento, desde o momento que ela nasce até a colheita.

Raios, incêndios, geadas, ventos fortes, tromba d’água, seca excessiva, são fatores que se encaixam como riscos cobertos pelo seguro rural agrícola.

  • Seguro Pecuário – cobre danos diretos e indiretos causados aos animais que são destinados ao consumo e/ou produção, ou seja, aqueles que também atuam no trabalho de tração e transporte.

Também se enquadram os animais destinados à atividade reprodutiva, em suas fases de cria, recria e engorda.

  • Seguro Aquícola – o seguro rural funciona para garantir indenização por morte e outros riscos a animais aquáticos, que podem ser peixes ou crustáceos, que tenham sofrido algum acidente ou doença.
  • Seguro de Florestas – garante indenização pelos prejuízos causados em florestas que estejam asseguradas dentro dessa modalidade de seguro rural, identificadas e caracterizadas na apólice, desde que esses danos sejam em decorrência de um ou mais riscos cobertos.

Você conhece os direitos do trabalhador rural? Entenda e faça valer os seus

  • Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários – cobre as perdas e danos causados aos bens que tenham ligação direta com as atividades pecuárias, rurais, aquícolas ou florestais, e que não tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
  • Seguro de Penhor Rural – cobre perdas e/ou danos causados aos bens que estejam diretamente relacionados às atividades agrícolas, pecuárias, aquícolas ou florestais, e que tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.
  • Seguro de vida – se destina ao produtor rural, devedor de crédito rural, e sua vigência é de acordo com o período de financiamento, sendo que o beneficiário será o agente financiador.
  • Seguro CPR – Cédula do Produto Rural – garante ao segurado o pagamento de indenização, caso o tomador não cumpra as obrigações determinadas na CPR.

Se a base dos seus negócios é o campo e você ainda não possui um seguro rural, considere conhecer melhor o tema e investir nessa segurança.

Fontes: Rural Pago; Susep; Guazelli Advocacia Dia Rural; e LGD Seguros.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site