Atedimento ao cliente

O uso da tecnologia no agronegócio abre espaço para a produtividade

O agronegócio foi o responsável por 26,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, em 2020, de acordo com dados do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada.  Mesmo em um período de grande dificuldade econômica mundial, o setor conseguiu crescer, significativamente, e a tecnologia tem papel fundamental nesse processo.  O uso da tecnologia no agronegócio traz uma série de possibilidades para aumentar a produção, sem ter que explorar mais recursos naturais. 

Dados da CBAP – Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão apontam que 67% das propriedades rurais do país já contam com algum tipo de inovação tecnológica. 

O uso da tecnologia no agronegócio tem uma série de funções, como colaborar para uma gestão mais eficiente da propriedade como um todo. 

Assim é possível ser mais assertivo nas decisões, o que reduz desperdícios evitando custos desnecessários. 

É importante ver a propriedade rural como uma empresa, que precisa ser administrada de forma eficiente, para que gere lucro. 

E investir no uso da tecnologia, como as possibilidades oferecidas por softwares, pode mudar todo o histórico do seu agronegócio. 

Além disso, hoje os dados ficam salvos nas nuvens, uma segurança a mais de que eles não irão se perder e poderão ser consultados facilmente. 

Quando os dados são coletados de forma correta e organizados nas plataformas, eles possibilitam: 

  • Precisão na hora da tomada de decisões, facilitando a vida do produtor;
  • Tarefas executadas de forma mais uniforme e padronizada, possibilitando uma produção sem muitas variáveis; e. 
  • Facilidade no gerenciamento dos processos, que poderão ser otimizados e integrados. 

Uso da Tecnologia no Agronegócio

O Brasil tem potencial para seguir como um dos países que mais produzem e exportam alimentos, em todo o mundo. 

E continuar investindo no uso de tecnologia no agronegócio será fundamental para atender a demanda da crescente população mundial. 

Também é fundamental que se intensifique o investimento em pesquisas, pois é delas que vêm as soluções para aumentar a produtividade em áreas menores. 

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO: CONHEÇA ALGUMAS QUE CHEGARAM PARA FICAR

O uso da tecnologia no agronegócio vai muito além da gestão. 

Ferramentas, aplicativos e softwares podem trabalhar de forma integrada e oferecer soluções como: 

  • Previsão do clima, permitindo uma melhor escolha na hora de plantar; 
  • Variações de cotações do mercado, para escolher o melhor momento de vender; 
  • Mapeamento geral da área da propriedade, podendo detectar focos de incêndio, de pragas e áreas em que a plantação não se desenvolveu; 
  • Coleta de informações capazes de controlar e combater pragas e doenças, além do melhor momento para pulverizar as plantações e suas dosagens, entre outros. 

A contribuição da tecnologia

São vários os usos da tecnologia no agronegócio e suas funcionalidades. 

Saiba mais sobre algumas possibilidades e como elas poderiam contribuir com o seu negócio. 

  • Sensores e drones – com os sensores é possível obter variadas informações sobre o desenvolvimento da plantação, a qualidade do solo e até a distribuição do rebanho no pasto. 

Já os drones desenvolvem funções variadas que vão desde a captura de imagens aéreas que podem identificar uma série de problemas, até o trabalho de pulverização e combate de doenças. 

  • Automação – as máquinas podem ser programadas para realizarem as tarefas de forma mais rápida e eficiente, evitando possíveis desperdícios de tempo. 

Com a chegada do 5G e a maior conectividade das propriedades rurais, o processo de automação deve ganhar mais força e se expandir. 

  • Aplicativos – com o crescente uso de tablets e smartphones, o uso da tecnologia no agronegócio se dá também pelos aplicativos. 

Eles se apresentam com as mais diversas funcionalidades, um exemplo é o agrosmart, que gerencia a irrigação, evitando o desperdício de água. Ele atua integrado a sensores. 

  • Internet das Coisas – a conectividade está presente em sensores e máquinas que trazem computadores de bordo. 

O campo está conectado e o uso da tecnologia no agronegócio cada vez mais presente.  Uma novidade é a ferramenta edge analytics, que faz a análise dos dados coletados no próprio equipamento. 

  • Blockchaim – uma ferramenta que auxilia na rastreabilidade da cadeia produtiva sustentável. O produto foi produzido com uso de agrotóxicos? A área usada para sua produção era adequada, ou estava dentro de um setor de preservação ambiental? Agora será possível saber. 

E você produtor, já está investindo no uso da tecnologia para o seu agronegócio? 

Informe-se sobre o que se aplica melhor à sua realidade, se abra para o novo e ganhe espaço no mercado. 

Fontes: Dinheiro Rural; G1; Algar; Summit Agro; Comex do Brasil; Digital Agro; e Udop.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site