Atedimento ao cliente

Nova geração de agronegócio investe em tecnologia para maior produtividade

A nova geração do agronegócio está assumindo as propriedades rurais, seja porque as herdou da família, ou por escolha profissional. Eles chegam sedentos de tecnologia no campo, ferramentas, novidades e o resultado é a transformação digital do agronegócio.

É cada vez mais evidente a inserção da tecnologia no agronegócio e isso se deve ao comportamento de quem o administra.

A chamada geração Y traz a necessidade de buscar ferramentas que facilitem o seu cotidiano profissional. E mais, a nova geração do agronegócio não está apenas nos campos, ela também atua na produção da tecnologia.

Com a chegada das inovações ao campo, mudam-se os métodos de produção mostrando que é possível ser mais eficiente.

Produzir mais e melhor, em espaços cada vez menores é o que possibilita os recursos trazidos pela nova geração do agronegócio.

Segundo dados da ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, 21% dos produtores rurais têm entre 26 e 35 anos. Em 2013, 15% tinha essa faixa etária. É fundamental entender essa nova geração, o que pensam e buscam, para assim criar estratégias mais eficazes.

Eles cresceram com os facilitadores digitais e aplicá-los no mercado de trabalho é consequência.

A chamada agricultura 4.0 envolve o uso de novas tecnologias, com ferramentas conectadas por meio de softwares.

São aplicativos, drones, conexão com satélites, integração de equipes através de plataformas e melhoria geral do desempenho.

O maquinário é cada vez mais equipado, do plantar ao colher. E no caso da pecuária, os recursos vão da gestação do animal até o seu abate. Tudo pode ser monitorado.

Mais tecnologia no campo com a nova geração

A nova geração do agronegócio também é extremamente conectada e isso ajuda na hora de trocar experiências e melhorar a tecnologia no campo.

Além de facilitar o contato com as equipes e fazer negócios. Compras e vendas têm sido cada vez mais comuns via e-commerce.

Capacitações, treinamentos e eventos do agronegócio entram na rotina da nova geração, que usa as plataformas digitais para se fazer presente.

Paralelamente, a nova geração do agronegócio atua através de suas startups, mirando o campo, mas sem precisar vivenciar sua rotina, por exemplo.

Estamos falando de novas empresas, que nascem pequenas, mas com a possibilidade de serem escaláveis, garantindo um rápido crescimento.

Elas chegam, muitas vezes, pelas mãos dessa nova geração, que herdaram o agronegócio familiar e visam criar soluções para as demandas.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO: EVITE PREJUÍZOS

Essa agricultura de precisão impacta os negócios da família e vira fonte de renda ao ser negociada com outras pessoas.

Empreendedorismo e inovação são capazes de impactar positivamente o agronegócio e gerar dividendos. Provavelmente, o grande desafio a ser enfrentado pela nova geração do agronegócio, é lidar com a falta de recursos naturais.

Criar formas de ter uma produção sustentável, que garanta o alimento de uma população que não para de crescer, evitando o desperdício e equilibrando o meio ambiente é a missão dessa geração.

Mas alguém duvida que, com tanta disposição e conhecimento, seja possível conseguir?

Conciliando Carreiras

Outro comportamento cada vez mais comum nessa nova geração do agronegócio é ver pessoas conciliando profissões distintas.

Seja porque estão interessadas nos negócios da família, ou porque buscam agregar algo novo a vida profissional. E graças ao auxílio tecnológico, isso tem ficado cada vez mais fácil.

Muitas pessoas passam parte da semana, ou até do mês, fisicamente longe da propriedade, por terem atuações paralelas, como ser advogado ou médico. Mas seguem cuidando e acompanhado de forma remota.

Planilhas integradas, que podem ser atualizadas em tempo real, mostram cada ação que foi, ou será feita. Quanto foi investido em insumo, onde e quando eles foram usados e se o resultado do investimento vale a pena. E isso é apenas um exemplo, que pode ser estendido para várias outras ações.

Por fim, para quem não tinha o agronegócio como uma opção de carreira, mas pode herdá-lo por questões familiares, é importante fazer uma reflexão.

Será melhor se desfazer de um bem, ou entendê-lo e investir nele?

Se a opção for investir, por exemplo, já é momento de conhecer melhor o que essa nova geração do agronegócio tem a oferecer.

Fontes – Aberje; Cepecaf; Climate Fieldview; Beef Point; e Estadão.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site