Atedimento ao cliente

Marketplaces impulsionam o agronegócio de compra e venda

É cada vez mais comum que as pessoas usem canais e plataformas on-line, como marketplaces, para comprar e vender, e isso se repete no agronegócio.

Como o marketplace do agronegócio tem feito parte da sua rotina? Você usa esse canal para movimentar seu negócio?

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre ser uma boa opção investir em marketplace para o agronegócio, confira os números.

De acordo com dados da Synapcom, empresa líder em full commerces, no primeiro semestre de 2021, o comércio eletrônico cresceu em todas as regiões do Brasil. Veja, por exemplo:

O crescimento de e-commerce, de forma geral foi de:

  • 672% na região Norte;
  • 671% na região Nordeste;
  • 611% na região Centro-Oeste;
  • 513% na região Sudeste; e
  • 372% na região Sul.

É preciso esclarecer que, diferente de um e-commerce, que vende produtos de uma única loja, o marketplace trabalha com a proposta colaborativa.

Em conclusão, um espaço on-line são reunidas várias lojas, ou pessoas, que vendem seus produtos, inclusive de agronegócios, usando o marketplace.

Veja também:

INVISTA EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS QUE SEJAM EFICIENTES PARA SUAS ATIVIDADES

Máquinas, equipamentos, insumos, cultivares e grãos são apenas algumas das opções que se pode adquirir através de um marketplace.

Até mesmo crédito rural e outros serviços financeiros, já estão disponíveis em marketplace de agronegócio.

Além disso, o mercado corporativo do agronegócio também está dentro de plataformas de marketplace.

Portanto, o objetivo é que as companhias digitalizem suas operações, e encontre esses produtos tecnológicos em marketplaces de agronegócios.

Marketplace no Agronegócio

O conceito de marketplace é relativamente novo, e está no Brasil há menos de 10 anos, mas não para de crescer.

Essa expansão tem envolvido cada vez mais cadeias produtivas, e assim o marketplace chegou ao agronegócio.

Além disso, as conexões entre vendedores e compradores também ajuda a impulsionar o agronegócio, segmento econômico em plena ascensão.

Portanto, a realidade é que, o mercado virtual cresceu ainda mais com a chegada da pandemia, solidificando os  marketplaces de agronegócios.

Conectado

A facilidade de acesso e a agilidade em realizar as compras e pesquisas, são vantagens significativas apresentadas pelo marketplace.

É cada vez mais necessário interligar pessoas e promover bons negócios, sem ter que pegar o trânsito, ou até mesmo fazer uma viagem.

Um produtor, ou revenda segmentada, por exemplo,  pode ter contato direto com seu cliente/comprador, podendo esclarecer dúvidas, é uma viabilidade que não tem volta.

Além disso, o marketplace de agronegócio torna todo o processo muito mais rápido, prático e sem gastos desnecessários.

Também vale destacar que, quem investe em um marketplace ganha visibilidade e  desperta o interesse.

Benefícios

Quando se investe no mercado digital alguns benefícios são consequência, por exemplo:

  • Alcançar um número bem maior de clientes;
  • Aumentar o potencial de vendas; e
  • Fazer um investimento relativamente baixo.

Os valores a serem investidos em marketplace de agronegócio variam de acordo com a plataforma, mas eles são aplicados em manutenção e outras ferramentas.

Portanto, utilizar um marketplace de agronegócio é falar com um público segmentado, para o qual o seu produto se destina.

E quando somado a estratégias de marketing digital, torna-se possível alavancar as vendas.

Em conclusão, se você deseja investir em marketplace para o agronegócio, pesquise, fale com quem já investe e busque a consultoria de um profissional que possa esclarecer todas as suas dúvidas.

Fontes: E-commerce Brasil; Portal do Agronegócio; Exame; ABC da Comunicação; Agro Mulher; Tecnologia no Campo; e TI Inside.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site