Atedimento ao cliente

Marketing para o agronegócio: invista em estratégias e otimize os resultados

Marketing é uma ciência que visa agregar valor a um determinado produto ou serviço. E também identificar os desejos do público-alvo e como supri-los, independe de ser marketing para o agronegócio, ou outro segmento.

Uma dúvida comum de quem pretende investir em marketing para o agronegócio é quanto ao investimento.

Muitos produtores pensam que será preciso desembolsar milhões de reais para que sua marca se torne conhecida. Mas a realidade atual, que aplica o marketing para o agronegócio nos mais variados canais, mostra que não é bem assim. Existem as campanhas que demandam grandes investimentos, mas também é possível começar devagar. Avalie quanto seria possível disponibilizar e busque o que mais viável para o momento.

Um exemplo é o uso, cada vez mais comum, de canais digitais, quando se fala de marketing para o agronegócio. E essa tendência vem junto com as transformações tecnológicas que o setor tem vivido. Se a cada dia buscam-se novas formas de deixar o trabalho no campo mais eficiente e produtivo, pelas mãos da tecnologia, não seria diferente ao se comunicar.

Por isso o marketing para o agronegócio também se torna mais digital e focado, em busca de uma comunicação eficiente. Da porteira para fora existe um mundo de oportunidades, e com as ferramentas certas é possível usá-las a seu favor.

Marketing para o Agronegócio

Investir em marketing para o agronegócio não é apenas chamar a atenção para realizar uma venda, é criar um relacionamento. Para isso são usadas várias ferramentas, que atraiam o seu público, gerem valor e o mantenha interessado.

Muitas empresas têm investido em marketing para o agronegócio de forma sazonal, o que não é o mais indicado. Ou seja, escolhem períodos específicos, que geralmente são atrelados ao ciclo produtivo da safra ou pecuária.

Sim, é muito importante investir quando chega o momento certo de fazer as vendas do seu produto. Mas é preciso equilíbrio e seguir uma constância, para alcançar bons resultados no marketing para o agronegócio.

Mesmo que o investimento seja maior em um período, ele deve ser contínuo, para que as pessoas estejam sempre atentas. Para isso é fundamental traçar estratégias, que contemplem as mais variadas fases de produção.

CARREIRA E FORMAÇÃO: É HORA DE BUSCAR SEU LUGAR COM O CURSO DE AGRONEGÓCIO

Mas o que falar quando não é momento de vender, como chamar a atenção?

Esses caminhos devem ser avaliados pelo profissional de marketing para o agronegócio, em parceria com a empresa em questão. Uma forma de manter esse contato com o público é, por exemplo, falando sobre sua história. Porque o seu produto, ou marca, são diferenciados? O que ele traz agregado?

O marketing para o agronegócio pode destacar esses valores, os propósitos e compromissos com o consumidor.

Indo além, as empresas que estão investindo em marketing para o agronegócio devem olhar para o todo. O Brasil é cada vez mais atuante no segmento e, mostrar ao mundo, e a própria população, essa força, também é necessário. Assim, cabe um trabalho específico, seja por conta do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ou de entidades do setor.

Levar aos brasileiros conhecimentos sobre a importância do agronegócio nacional, e até mesmo comunicar isso ao mundo, é uma tarefa do marketing.

Atenção ao Cliente

Vender é fundamental para o agronegócio, assim como para qualquer segmento, mas você tem cuidado do seu cliente?

Se ainda não tem site, redes sociais, ou até um canal de atendimento para o seu cliente, é preciso atenção. Além de disponibilizar essas facilidades, lembre-se que o retorno rápido e eficiente também é fundamental. O marketing para o agronegócio não é apenas anunciar algo, mas integra uma jornada, que atenda as necessidades dos clientes. Coloque-se no lugar do outro e entenderá melhor.

Quando você tem uma dúvida sobre um produto ou serviço, gosta de passar horas, ou dias, esperando um retorno? Seu cliente também não, e pode entender que isso é falta de interesse em atendê-lo, buscando seu concorrente. E mais, o cliente precisa de atenção no pós-venda, para que se sinta acolhido e queira voltar.

Toda essa integração de atendimento, venda e fidelização do cliente faz parte da estratégia de marketing para o agronegócio. Busque por um bom profissional que possa esclarecer suas dúvidas e invista na expansão dos seus negócios.

Fontes – Grupo Cultivar; Rock Content; Agrointeli; Monitor Mercantil; Mundo do Marketing; e Neobyte.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site