Atedimento ao cliente

Marketing no agronegócio: conheça estratégias para aumentar seus resultados

Tecnologia e ambiente virtual caminham juntos quando falamos em marketing no agronegócio.

Nos últimos anos, a internet gerou diversas mudanças nas relações de compra e venda e trouxe algumas vantagens.

Otimiza processos comerciais, possibilita uma comunicação mais ágil com o cliente, reduz a necessidade de visitas presenciais para divulgar informações sobre os produtos e, ainda, pode fomentar negócios.

O objetivo do marketing no agronegócio é facilitar também a jornada do comprador, entendendo suas necessidades e desejos de compra.

Para isso, a tecnologia é uma ferramenta cada vez mais utilizada para as estratégias de vendas e distribuição.

O marketing digital também apresenta outros benefícios como:

possibilidade de anunciar e vender seu produto para qualquer lugar do mundo;
mensurar resultados; e
segmentar o público e atingir as pessoas certas para comprarem o seu produto e acompanharem nas redes sociais.

O agronegócio está totalmente alinhado às novas tecnologias, desde a ciência de ponta, que auxiliam na produção e divulgação para fora da porteira, até o acesso à internet.

Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, 39% dos produtores rurais têm acesso à internet, sendo que desses, 93% possuem perfil no Facebook.
AGROBUSINESS: A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR A ATIVIDADE RURAL EM NEGÓCIO

Aliás, o setor agrícola está cada vez mais modernizado com o agronegócio voltando suas atenções para um novo mercado: o digital.

E verdade seja dita, quando se quer vender: estratégias de comunicação são necessárias para toda empresa e não é diferente no agronegócio, um dos setores mais fortes da economia brasileira.

O marketing no agronegócio é uma ferramenta importante para semear novas tecnologias, promover boas práticas, estreitar o relacionamento entre empresas e produtores, fortalecer as marcas e fomentar uma produção mais eficiente e sustentável, contribuindo com toda a cadeia produtiva.

Mas, ainda são poucos empreendedores que enxergam a enorme oportunidade que o marketing no agronegócio oferece para o crescimento das suas empresas.

Marketing no Agronegócio

Se você é do time que ainda não conhece as vantagens que o marketing no agronegócio pode trazer, leia os próximos tópicos e entenda o que ele pode fazer para você.

O seu cliente do agronegócio está na internet, porque ela nunca foi tão acessível quanto é hoje.

Por meio de um smartphone, pessoas no mundo inteiro, inclusive no campo, usam os meios digitais para fazer compras.

O público empreendedor do agronegócio está se rejuvenescendo, ou seja, a forma como você se comunica e vende precisa se atualizar também e chegar até esse consumidor mais jovem e presente no universo digital.
O marketing do agronegócio permite que você conquiste ótimos resultados até mesmo com investimentos limitados.

A internet é um dos ambientes mais democráticos para se fazer negócios.

Com o marketing digital, é possível obter excelentes resultados sem grandes investimentos.

Mas, se você puder fazer um investimento maior, certamente terá vantagem sobre quem investe menos.

Por onde começar no marketing no agronegócio

Você pode estar se perguntando: mas por onde começar a fazer o marketing no agronegócio?

Veja algumas dicas que separamos e corra o risco de errar.

Seja claro em seu objetivo – uma campanha bem objetiva está diretamente relacionada ao sucesso.

Defina seu objetivo, isso fará com que o público, a ação e a execução caminhem juntos para que você alcance seu objetivo.

Conheça as preferências do seu cliente – defina seu público-alvo.

Quando você conhece o seu cliente, as chances de acerto são muito maiores.

Para o marketing no agronegócio é importante entender o que seu cliente procura na hora de comprar seu produto, o que ele mais valoriza em uma negociação, quais as expectativas que ele tem, quais são as dificuldades e limitações, e como você pode solucionar a necessidade deles.

A mensagem que você vai transmitir deve estar em sintonia com o seu cliente.

O conteúdo deve destacar as suas qualidades, reforçar as suas convicções e ressaltar valores importantes para o cliente.

Além disso, deve ser uma comunicação clara, que promova uma identificação entre seu público e sua marca e, assim, despertar confiança e credibilidade para você atingir seus resultados.

Escolha os canais – é importante pensar onde veicular a sua comunicação para que ela atinja o público-alvo.

Planos de mídia para marketing no agronegócio

No marketing no agronegócio é fundamental criar um plano de mídia que envolva os canais que seu público mais acessa, as mídias que ele confia e os locais onde ele frequenta e se informa.

Nesse mix, vale combinar mídia convencional, como revistas, jornais e canais de TV, com ações especiais, eventos, feiras e canais digitais, como sites, portais, Facebook, Instagram, e-mail e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Você conhece bem o seu público? Sabe onde ele está e o que procura? Essas respostas serão fundamentais para fazer um bom uso do marketing no agronegócio.

Fontes: Projecttus; Humantech; Advantage; Sitio Pema; Tecnologia no Campo; e Monitor Mercantil.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site