Atedimento ao cliente

Logística no agronegócio é fundamental para distribuição dos produtos

Alcançar uma boa logística no agronegócio é um dos maiores desafios dos produtores rurais.

Seja quando envolve carga viva, que em geral está a caminho do abate, ou destinada aos grãos, que irão até os centros de distribuição ou exportação.

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas é com a logística no agronegócio, que eles são distribuídos.

Em 2020, 26,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional veio do agronegócio.

E mais, o Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo, por isso é tão importante investir em uma logística no agronegócio que seja mais eficiente.

O principal entrave ainda é a qualidade das estradas brasileira, que segue como a principal via para escoar a produção.

Todos os itens saem das propriedades em caminhões, especialmente quando estão em pequenos municípios do interior.

E muitas dessas cargas precisam percorrer centenas de quilômetros até seu destino final, que geralmente estão nas capitais, ou grandes centros urbanos.

Existe também a possibilidade de os produtos serem levados até uma estação e seguirem a viagem de trem, mas o caminhão é necessário nessa primeira fase do trajeto.

Em casos de exportações, é necessário também o acesso à área portuária, para embarcar nos containers.

De qualquer forma, o caminhão e as estradas são fundamentais, ao menos, para o início do transporte.

E pensar em melhores rodovias, que possibilitem mais segurança e agilidade faz toda a diferença para o resultado final da logística no agronegócio.

Outra possibilidade é melhorar e ampliar o alcance das ferrovias, facilitando o acesso ao embarque em trens.

Uma boa logística no agronegócio atua para que as cargas cheguem, de forma segura, e no menor tempo possível, até o seu destino.

Carga Viva

Quando se fala em carga viva, os desafios são ainda maiores, pois é preciso garantir o bem-estar dos animais que estão sendo transportados.

Nesses casos a logística no agronegócio precisa atuar evitando que os animais sejam expostos ao calor excessivo e ao estresse de ficar preso por muitas horas seguidas.

Esses fatores podem comprometer a saúde do animal e afetar a qualidade final da carne.

É preciso entender, antes mesmo de começar uma atividade pecuária, como será esse trajeto da produção até os frigoríficos.

Logística no Agronegócio

Mais do que transportar cargas, a logística no agronegócio também é responsável por cuidar da movimentação dos produtos.

E uma das necessidades para tornar o sistema mais eficiente é investir no armazenamento.

Atualmente, o setor tem dificuldade de contar com estruturas que consigam atender o volume de produção, que está em constante crescimento.

Olhar para essa necessidade e investir em espaços apropriados também irá colaborar para uma melhor logística no agronegócio.

As etapas da logística no agronegócio:

  • Suprimentos – insumos como adubos, ou ração para o rebanho, precisam chegar até as propriedades dentro do prazo estipulado.
  • Apoio à produção – atividades dentro da propriedade que vão do manuseio até a armazenagem da produção.

Aqui a logística no agronegócio precisa ter controle do estoque, com dados precisos do volume e validade.

  • Distribuição ­– como embalar, transportar e os cuidados que a carga exige dentro de suas características para que possa seguir sem danos até seu destino final.

Para superar os desafios da logística no agronegócio é preciso ter gestão aplicada à toda cadeia.

Se por um lado existe a dependência de ações governamentais, por outro, os produtores podem fazer a sua parte, para que o processo flua.

A automação dos processos, com o auxílio de softwares será muito útil para administrar, por exemplo, a sazonalidade da produção.

APLICATIVO FAZ PRODUTORES TEREM A GESTÃO NA PALMA DA MÃO

Investir em tecnologia aumenta a produtividade de forma eficiente, auxiliando também para uma melhor logística no agronegócio.

A logística no agronegócio é uma área aberta a novos profissionais que desejam atuar no setor, buscando soluções para atender as demandas.

Já pensou na possibilidade de encarar o desafio e ingressar no agronegócio?

Fontes – Desafios da Logística; E.Sales; Blog Logística; TotVs; e Sanca Galpões.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site