Investir em paisagismo rural é levar harmonia para a sua propriedade, unindo espécies variadas para a integração da natureza.
Por estar em um ambiente rural, geralmente com área maior, ao pensar no paisagismo é preciso levar em consideração também o equilíbrio do ecossistema.
Independente do espaço disponível faça um bom planejamento, para que as espécies possam estar integradas.
Pretende plantar árvores ornamentais e floridas? Ou prefere opções frutíferas que possam atrair pássaros para o jardim e ainda servir para o consumo da família?
Independente das suas escolhas, se deseja fazer um bom paisagismo rural, vários detalhes devem ser levados em consideração.
Separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a pensar no projeto.
Tudo isso deve ser levado em consideração ao escolher os itens que irão compor o paisagismo rural.
E mais, se estiver próximo a alguma nascente é preciso ficar atento para não causar nenhum impacto negativo.
Com o passar do tempo, se o espaço não for bem calculado, a árvore pode causar danos à construção, e precisará ser retirada.
Para muitas pessoas a propriedade é seu lugar de trabalho, para outras é também sua moradia, mas independente disso o espaço deve ser agradável.
Pensar em um paisagismo rural que desperte a vontade de dar uma volta ao ar livre, ou até mesmo de plantar ou replantar algumas mudas, fazer podas, é ter a oportunidade de momentos terapêuticos.
O espaço deve ser avaliado como um todo, isso significa que além de árvores, plantas e flores, tem ainda os chamados componentes auxiliares do paisagismo rural, como o gramado.
Lembre-se que o solo deve estar protegido da ação da natureza, até mesmo para que se evite erosões.
Se o paisagismo rural contemplar alguma área de circulação dentro da propriedade, é preciso ficar atento a essa pavimentação.
Cascalho e brita podem ser opções para compor o ambiente, sem descaracterizar o espaço e nem danificar o solo.
E mais, a diversidade de espécies irá contribuir para que o espaço esteja sempre florido e com frutas.
Para isso, o paisagismo rural deve contemplar árvores e flores com diferentes épocas de floração e frutificação.
Dependendo do tamanho da propriedade, sua estrutura e, até mesmo o quanto se pode investir no paisagismo rural, uma opção diferenciada é contar com um lago.
Outra opção é uma fonte, onde alguns patos ou gansos poderão se banhar.
Ter água na composição do espaço dá um ar ainda mais acolhedor, deixando uma umidade natural na atmosfera, o que faz bem também para a vegetação.
Para quem busca indicações de espécies que podem compor o paisagismo rural, listamos algumas:
Estar em contato com a natureza, em um ambiente arborizado, proporciona um grande bem-estar.
Saber equilibrar para que o espaço seja bonito, agradável, com variadas espécies e componha bem com a propriedade é ainda mais compensador.
Por isso, invista em paisagismo rural e, sendo necessário, procure o auxílio de um profissional para esclarecer suas dúvidas.
Fontes: Sitio da Mata; Agropós; Ambiente Brasil; Luz e Alegria; Shopping Garden; Pensamento Verde; e Apremavi.