Atedimento ao cliente

Inovação e agronegócio: junção que oferece crescimento e lucratividade

Inovação e agronegócio são duas coisas que estão cada vez mais conectadas. E se o agronegócio é um dos motores que conduz o país, torna-se fundamental que ele tenha maneiras de ser competitivo no mercado internacional.

Em 2020 o agronegócio rendeu quase R$2 trilhões, colaborando significativamente com o PIB – Produtor Interno Bruno brasileiro. Muitos especialistas acreditam que a inovação no agronegócio, com foco em tecnologia, é o que irá impulsionar ainda mais o setor, na pós-crise da pandemia. Profissionalização, gestão, sustentabilidade, conectividade, agricultura de precisão, ferramentas e equipamentos digitais, são fatores que levam a esse resultado.

De olho no setor, que se mostra mais promissor e produtivo a cada ano, não param de chegar inovações. As tecnologias auxiliam os produtores a terem a melhor gestão de sua propriedade. Elas permitem inovações que descartam riscos de falhas durante o processo produtivo.

Controle do agronegócio

O controle do agronegócio pode ser feito à distância e em tempo real, garantindo decisões assertivas, que tragam maior produtividade. O que ainda dificulta parte desse processo é a falta de conectividade, mas espera-se que em breve, com a chegada da tecnologia 5G, haja um maior equilíbrio. Mas atenção, embora toda inovação seja bem-vinda para o crescimento do agronegócio, é importante entender qual faz sentido para a sua propriedade.

E, especialmente, qual pode colaborar para se ter um maior foco na sustentabilidade, preservando os recursos naturais. Não adianta investir em tecnologias que não irão agregar e sanar as necessidades, e particularidades, de cada agropecuarista.

Por isso, busque informações, estude, troque ideias com profissionais e outros produtores, antes de fechar negócios. Use as inovações do agronegócio a seu favor, mas antes entenda qual agrega valor e atende suas demandas.

Inovação no Agronegócio

É importante destacar que quando um setor desponta, existe toda uma cadeia produtiva que vai se formando ao seu redor. Por isso, ao falarmos de inovações no agronegócio, temos que pensar além do dia a dia no campo.

Separamos algumas tendências tecnológicas, que têm papel fundamental nessa inovação e é preciso estar atento a elas. E também tópicos que não dependem da tecnologia, mas que devem ser observados por quem investe em agronegócio.

  • Agtechs – são startups que atuam com foco no agronegócio, com o objetivo de movimentar o setor, deixando ele mais produtivo, desenvolvendo novas tendências tecnológicas.

Já startup é nome dado a um grupo de pessoas que desenvolve um modelo de negócio que possa ser replicável e escalável.

Com o crescimento do agronegócio e a necessidade de inovações, muitas startups têm sido criadas para atender essas demandas.

  • Fintech – é uma abreviação de financial technology, ou seja, tecnologia financeira. Hoje existem algumas especializadas em créditos para os produtores rurais.

Elas podem ser startups ou empresas e desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais.

  • Hub – conectando produtores, startups e investidores, é um importante elo entre quem oferece soluções e quem precisa delas, inclusive o agronegócio.

Um hub de inovação, de maneira resumida, é o espaço físico ou virtual onde startups podem estabelecer suas atividades.

Funciona também como uma vitrine, para que as soluções sejam vistas.

Quanto mais startups no hub, que tenham o compromisso de oferecer alto padrão de qualidade, maior o destaque que recebem.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AGRONEGÓCIO AMPLIA PRODUÇÃO E COMPETITIVIDADE

  • Agricultura vertical – a produção agrícola é feita em camadas verticais, sendo uma opção para cultivar em locais onde não é possível o plantio tradicional.

Luz, umidade, temperatura e fertilização são controladas de forma artificial. É uma inovação no agronegócio, que deve crescer nos próximos anos.

  • Sustentabilidade – muitas empresas estão focadas em tornarem suas produções cada vez mais sustentáveis e isso deve ser uma inovação também para o agronegócio.

Uma novidade é o fertilizante extraído de rochas que contêm substâncias como potássio, calcário e magnésio.

Chamado de rochagem, ele chega como uma alternativa para deixar o solo mais saudável sem o uso de químicas.

  • Integração – já pensou em usar melhor a área da sua propriedade integrando floresta, lavoura e pecuária?

Áreas de pastagem podem ter também madeira nobre plantada, como mogno africano e cedro australiano, por exemplo.

Além do melhor uso do espaço, o gado ganha espaços de sombra e existe um equilíbrio natural dos gases, emitidos pelos animais. Outra possibilidade é aliar gado com a rotação de culturas, o que auxilia na preservação da vegetação e melhoria da qualidade do solo, por exemplo.

Lembre-se que estar atento às inovações fará o seu agronegócio mais produtivo e sustentável, para melhor atender as demandas futuras.

Entre as possibilidades está o investimento na Rural Pago, uma startup que também é fintech e agtech, e visa garantir a segurança nas transações feitas em ambiente digital voltadas para o mundo do agronegócio.

Fontes – Exame; Portal do Agronegócio; Agro Revenda; Infomoney; Nubank; Aevo; e Indigo.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site