Atedimento ao cliente

Franqueado de sucesso deve se identificar e comprometer com o negóci

Ser um franqueado significa ser um empreendedor, que deseja ter o seu negócio, mas para isso prefere investir em algo já testado, como é o caso das franquias.

Para explorar determinada marca, o franqueado deve seguir uma série de normas, entre elas o pagamento de uma taxa de aquisição da franquia.

O resultado do negócio depende de uma boa parceria entre o franqueado e o franqueador, que envolve direitos e deveres de ambos os lados.

Não se trata de uma relação patrão/funcionário, mas de uma parceria onde, essa troca de informações auxilia para que ambos cresçam e prosperem.

Se por um lado, a consultoria da franqueadora auxilia que o negócio gere bons dividendos, por outro é preciso que o franqueado esteja disposto a se comprometer em fazer o negócio acontecer e, sempre que houver dúvidas ou sugestões, elas deverão ser relatadas ao franqueador.

Franquia Agro é uma forma de investir no agronegócio mesmo longe do campo

Com essa parceria, a marca se torna mais forte, podendo crescer, e a unidade ganha maior potencial de rentabilidade.

Um exemplo que tem atraído franqueados é a Rural Pago, uma franquia que leva para o segmento do agronegócio a facilidade de uma plataforma tecnologia multinegócios.

Ela atua como uma conexão digital do profissional do campo à serviços como consórcio, seguro, crédito rural e energia solar fotovoltaica, de uma maneira prática, fácil e segura.

O franqueado do Rural Pago tem como objetivo central do seu negócio realizar a venda dos serviços disponíveis na plataforma, aos profissionais do campo, e oferece ganhos recorrentes.

Se quiser saber mais sobre as particularidades dessa franquia, acesse ruralpago.com e fale com nossa equipe.

Franqueado

Ao decidir se tornar um franqueado, é preciso que a pessoa entenda a necessidade de se identificar com o negócio.

Ainda que nunca tenha investido em franquias, e receba todo o suporte em treinamentos antes de iniciar sua operação, busque algo que tenha relação com sua maneira de ser e viver.

Um exemplo simples: se você não entende absolutamente nada alimentação e todas as normas sanitárias que fazem parte do negócio, talvez não seja uma boa opção investir em franquias desse ramo.

De qualquer forma, para se tornar um franqueado, é comum que a franqueadora faça um processo de aprovação do perfil, para certificar se a pessoa está apta.

Não é interesse, de marcas sérias, fechar negócio com alguém que não irá prosperar, pois fechar unidades desgasta a imagem da marca.

O franqueado também deve contar com um advogado, de sua confiança, para que possa avaliar todas as normas do contrato, especialmente se ele for muito complexo, para que atenda aos interesses de ambas as partes.

Direitos e Deveres do Franqueado

O franqueado é o dono da unidade e tem autonomia administrativa sobre ela, mas, ainda assim, o contrato com o franqueador envolve direitos e deveres que devem ser respeitos.

Cada franquia tem suas próprias regras e normas, previstas em contrato, mas algumas são constantes em quase todas as negociações, entre elas:

  • É direto do franqueado fazer uso da marca, mas deve respeitar as restrições impostas, e seguir o modelo de negócio, que já foi testado e colocado no mercado como algo que funciona.
  • A força da marca é maior do que a unidade, cabendo ao franqueado protegê-la e usá-la de forma adequada, além de fazer o correto pagamento dos royalties.
  • É dever do franqueado a correta aplicação da marca, seguir os padrões estabelecidos e comercializar apenas os produtos e serviços já designados.
  • É direto do franqueado acessar toda a metodologia daquele negócio, entender como ele pode gerar lucro, receber treinamento para atuar de forma eficiente e ter atendimento especializado sempre que tiver dúvidas.
  • Ter acesso ao contrato, ou pré-contrato, para que possa ter tempo de avaliá-lo antes de assinar, é outro direito do franqueado.
  • Em caso da abertura de outras unidades, na mesma cidade, quem já é franqueado da marca tem o benefício de ser consultado sobre querer adquirir essa nova unidade.
  • Algumas marcas também oferecem a possibilidade de limitar uma área de atuação para o franqueado, garantindo que não haverá a concorrência de outra unidade.
  • Outro dever comum entre os franqueados é o pagamento de uma taxa destinada às campanhas de marketing, que geralmente acontecem em períodos específicos do ano, que tenha relação com o tipo de negócio onde se atua.
  • O franqueado tem o direito de contratar sua equipe, dentro do perfil que se identifique com a marca, quando o modelo de negócio traz essa necessidade de contar com colaboradores.

E você, já pensou em ser um franqueado?

O mercado oferece várias possibilidades, para todos os perfis e bolsos. Estude, entenda melhor, tire suas dúvidas e invista no seu próprio negócio.

Fontes: Rural Pago; Mercadão dos Óculos; Solar Prime; Guia Franquias de Sucesso; Migalhas; e Sua Franquia.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site