Atedimento ao cliente

Energia solar fotovoltaica: Converta sol em eletricidade

É muito comum ter dúvidas sobre como funciona a energia solar fotovoltaica, e de que maneira é possível transformar o sol em eletricidade.

Podemos definir como energia solar fotovoltaica aquela onde acontece, de forma direta, a conversão da radiação solar em energia elétrica.

Mas como funciona?

As células fotovoltaicas, os painéis que podem ser vistos nas propriedades, são instalados no telhado do imóvel, ou em algum espaço adequado, e ficam expostas ao sol, de maneira que recebam a maior incidência possível dessa luz.

Essas células são compostas por material semicondutor, como o silício, e quando recebem a luz do sol é provocada uma movimentação dos elétrons do material condutor.

Depois ele é transportado até ser captado por um campo elétrico, que é constituído por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores, e assim a energia é gerada.

A energia solar gerada é encaminhada para o inversor solar, que transforma a energia produzida no módulo fotovoltaico, que é de corrente contínua, em corrente alternada, onde ela se torna própria para o consumo.

Após passar pela conversão, a energia vai para o que chamamos de quadro de luz, como os de um sistema tradicional, podendo ser distribuída pelo imóvel ou propriedade.

E é assim que funciona a energia solar fotovoltaica, podendo ser utilizada no seu cotidiano, como acontece com a energia elétrica que estamos acostumados.

Com a instalação do sistema solar fotovoltaico é colocado um novo relógio de luz, que mede a entrada e saída de energia, inclusive da que vem da rua e pode ser consumida se não houver sol.

Mas também controla a energia solar que é produzida em excesso, e sobra mesmo depois de abastecer todo o consumo do local.

Esse excesso vai para a rede distribuidora e gera créditos solares que podem ser usados em até cinco anos.

Instalação de energia solar

A Rural Pago acredita que investir em sustentabilidade é sempre um bom negócio, por isso trabalha oferecendo serviços de instalação de energia solar.

As placas fotovoltaicas convertem a luz solar em eletricidade, gerando energia para toda a propriedade.

Além da economia gerada, outras vantagens são:

  • os painéis fotovoltaicos têm um alto índice de durabilidade, podendo chegar a até 25 anos, com devida manutenção;
  • a energia excedente possa ser convertida em créditos com a distribuidora atual, podendo ser usada em outras propriedades;
  • o Brasil é um país com ampla radiação solar e o sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia, por isso gera um grande benefício econômico.

Quer saber mais sobre o tema e entender como essa energia pode ser útil na sua propriedade? Fale com a nossa equipe técnica acessando o site da MW Solar

Energia Solar: como funciona?

Existem dúvidas específicas que envolvem a geração de energia solar fotovoltaica.

Abaixo, saiba mais sobre como ela funciona.

  • Como ter energia solar em períodos sem sol?

A maior produção de energia solar acontece quando o sol está mais forte, ou seja, no período próximo das 12 horas.

Com a alta geração o imóvel fica abastecido, gerando até excedentes de energia.

Em dias nublados também existe a geração de energia solar, porém, ela é mais baixa.

Já no período noturno a produção é interrompida, mas a propriedade não ficará sem energia.

Com o sistema conectado à rede de energia elétrica, o chamado on-grid, é possível utilizar a energia solar excedente, que foi produzida durante o dia e armazenada.

  • Como usar os créditos gerados pela energia solar?

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica regulamentou os créditos em 2012.

A cada kWh gerado em excesso, pelos sistemas de energia solar fotovoltaica, o consumidor recebe um crédito de kWh, que poderá ser consumido nos próximos 60 meses.

É possível acompanhar, na sua conta mensal, o quanto de energia foi consumida da rede e o quanto foi injetada. Quando injetou além do consumo, gerou crédito.

Saiba mais sobre Energia Solar

A energia solar é considera uma fonte limpa, que praticamente não causa danos ao meio ambiente, e por isso está se destacando como uma alternativa bastante promissora.

Um dos cuidados para ter uma boa geração de energia solar fotovoltaica é com a correta posição dos painéis, pois quanto maior a incidência direta de sol neles, maior a geração de energia.

O indicado é evitar qualquer área de sombra, para que eles recebam sol durante todo o dia, levando a uma liberação ininterrupta de corrente elétrica.

Os inversores são seguros e geram informações sobre a produção de energia, possibilitando o monitoramento da produtividade do gerador.

Embora seja necessário um investimento inicial maior, ele se paga em médio prazo.

Conte sempre com um técnico capacitado para fazer o estudo de viabilizada para a geração de energia solar fotovoltaica.

Assim será possível precisar qual o equipamento necessário, o investimento, tempo de retorno e esclarecer demais dúvidas. Você já pensou em investir em energia limpa e mais barata?

Fontes: MW Solar; Brasil Escola; Intelbras; e Portal Solar.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site