Atedimento ao cliente

Empreender no agronegócio: conhecer o mercado é sinônimo de sucesso

Empreender no agronegócio é uma tendência que segue em alta e um dos motivos é a solidez do segmento e seu crescimento constante.

Ainda em uma época de tantos desafios econômicos, o setor conseguiu seguir crescendo e gerando lucro para toda a sua cadeia produtiva.

Isso tem feito muitas pessoas optarem por empreender no agronegócio, seja uma nova geração que está chegando agora ao mercado de trabalho, pessoas que estão buscando mudar de área ou diversificar os investimentos e, ainda, quem já atua no ramo, mas quer expandir.

De acordo com estudo da Nasa, o Brasil conta com mais de 64 milhões de hectares de terra para plantio.

Até poucos anos, empreender no agronegócio podia significar apenas o plantar e colher, passar o dia na propriedade, lidar com a terra e o gado, e fazer uma administração tradicional, mas hoje a realidade é outra.

Tecnologia ambiental estimula menor degradação dos recursos naturais

A tecnologia está cada vez mais avançada e segue conquistando espaço dentro e fora da porteira, aliás, engana-se quem pensa que empreender no agronegócio é ficar apenas no campo.

Existem empresas inteiras que estão dentro da cadeira produtiva do agronegócio e muito bem instaladas nos centros urbanos. Um exemplo são as startups, que tem como foco o desenvolvimento de ferramentas para impulsionar o segmento.

Aplicativos, softwares, soluções para a gestão, para as maquinas e uma série de possibilidades que facilitem a rotina e aumentem a produtividade, não param de surgir.

Para quem está chegando agora uma das principais dicas é que, empreender no agronegócio, assim como em qualquer outro ramo, exige capacitação.

Quem apenas quer seguir o modismo corre um grande risco de prejuízo, por isso, estude, faça cursos, entenda o mercado, se atualize, para que assim se torne mais viável atingir o sucesso.

Também é preciso ter afinidade com o agronegócio, pois sem isso fica difícil empreender e se realizar dentro do mercado de trabalho.

Ainda que existam muitos nichos e possibilidades de entrar no segmento, gostar daquilo e ter um olhar mais abrangente, de como funciona o todo, é algo que deve fazer parte dos seus interesses.

Empreender no Agronegócio

Confira outras sugestões para empreender no agronegócio de forma dinâmica, assertiva e com alta chance de sucesso:

  • Troque ideias com quem já conhece o setor – saber a opinião de quem já tem experiência dentro do mercado que se pretende atuar é fundamental.

Sei que você pode estar pensando: mas um futuro concorrente vai querer me desanimar, e isso pode ser verdade, ou mentira.

Então, converse com mais de uma pessoa, ouça o que elas relaram de bom e os desafios, se todos apontarem dificuldades parecidas, fique atento, porque a chance de ser verdade é grande.

  • Faça pesquisas de mercado – se vai empreender no agronegócio, pesquise números, dados, fatores de risco, o crescimento dos últimos anos e/ou as quedas. Fique atendo a cada detalhe.

Órgãos oficiais costumam ser as fontes mais confiáveis e um deles é a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

  • Se tá todo mundo investindo, deve ser o melhor – cuidado com essa afirmação. Quando todos investem pode saturar muito rápido.

Olhe em volta, veja outros desafios e os transforme em oportunidades.

Desafios de empreender no agronegócio

Atualmente existem os chamados gargalos do mercado e é importante ficar atendo. Um dos grandes desafios de empreender no agronegócio é saber a importância de equilibrar o crescimento da produção, sem causar a saturação dos recursos naturais.

O estresse hídrico e fatores climáticos em geral estão em alta. Soluções que possam ser um contraponto serão bem-vindas.

O armazenamento e distribuição de produtos também são fatores relevantes, com muitas oportunidades em aberto. Que tal investir?

  • Comece pequeno – um passo de cada vez é mais seguro e garante um aprendizado sem grandes traumas.

Por exemplo, se você vai desenvolver algo exatamente no campo, foque em uma propriedade menor, com uma plantação mais enxuta, ou com menos cabeças de gado, e vá crescendo, ganhando estabilidade e lugar no mercado.

Isso também serve de conselho para qualquer outro segmento onde você pretenda empreender no agronegócio.

Agora que você já conhece as principais dicas, é avaliar o que melhor lhe cabe e trabalhar muito, pois assim será possível empreender no agronegócio e alcançar o sucesso.

Fontes: Faculdade FGI; Agro 2; Brasil Agro; Revista Cultivar; Neo Mondo; Whow; e Diário do Comércio.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site