Muitas pessoas investem em consórcio por ele ser um facilitador para a aquisição de bens, e isso se estende ao segmento rural. Se você pensa em adquirir uma propriedade fique atento e veja como fazer isso através de um consórcio de imóvel rural.
Independente do espaço ser destinado a momentos de lazer, ou para negócios, é possível investir.
É interessante saber o objetivo da propriedade, antes mesmo de investir no consórcio de imóvel rural, isso irá auxiliar para saber o valor da carta de crédito.
Quanto maior o espaço, e dependendo da localidade, a carta pode ter valor mais, ou menos, elevado.
Também existe a possibilidade de aumentar o valor da carta do consórcio de imóvel rural, enquanto está pagando, ou quando for contemplado.
Destinar uma parte da carta de crédito para despesas com a documentação do imóvel é outra possibilidade.
Quando uma pessoa entra em um grupo de consórcio de imóvel rural, ela está com outras pessoas que têm interesses parecidos.
O primeiro passo é fazer uma simulação de consórcio de imóvel rural, inserindo o valor no simulador, que será a base da carta de crédito.
Verifique o total de parcelas para pagar, em geral os simuladores mostram os valores a serem pagos mensalmente, diante dos dados fornecidos.
Certifique-se quanto ao valor de taxa de administração já estar inclusa, ou quando será.
Mantendo as mensalidades em dia é possível participar dos sorteios mensais e, ser contemplado a qualquer momento.
Na contemplação a pessoa recebe o valor correspondente ao bem selecionado e segue pagando as mensalidades.
Para ter acesso antecipado à carta de crédito é necessário que a pessoa faça um lance, que geralmente é superior a 20% do total da carta.
Uma vantagem atrativa do consórcio de imóvel rural, que o diferencia de um financiamento é que, em geral, não são embutidos juros e os custos são mais baixos.
É interessante destacar que, quando se fala em imóvel é possível usar o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mesmo em casos de consórcio de imóvel rural.
Mas fique atento, pois a Caixa Econômica Federal autoriza a liberação apenas para a compra do primeiro imóvel.
Embora os consórcios não cobrem juros é importante ficar atento a algumas taxas comuns, praticadas pelas administradoras.
Para fazer melhorias na infraestrutura da propriedade o consórcio rural também aparece com uma opção menos onerosa.
É importante lembrar que as regras, tanto no que diz respeito aos juros, como contemplação, não sofrem grandes variações em relação ao praticado em outros tipos de consórcios.
Fique atento a alguns detalhes antes de escolher seu imóvel rural, de acordo com os seus objetivos:
É fundamental que antes de fechar um consórcio de imóvel rural você esclareça todas as suas dúvidas com a instituição financeira escolhida, para evitar transtornos futuros.
Antes de assinar o contrato leia atentamente e, se julgar necessário, consulte um advogado quanto às cláusulas.
A Rural Pago oferece essa e outras modalidades de consórcio, para saber mais clique aqui.
Fontes: Caixa Econômica Federal; Sicoob; Embracon; Grupo Capital DF; e Jacto.