Atedimento ao cliente

Agronegócios vão muito além do campo e atraem profissionais diversificados

Quando falamos de agronegócios é comum pensar na produção agropecuária, ou seja, o que está diretamente ligado ao campo.

Os agronegócios estão ligados com a produção agrícola, o cultivo da terra em suas mais variadas culturas, e a criação de animais diversos para o consumo.

Mas os agronegócios vão muito além da porteira da propriedade, do plantar e colher, e hoje movimentam várias cadeias produtivas e bilhões de dólares, em todo o mundo.

Produzir, processar e distribuir são atividades diretamente ligadas aos agronegócios.

Enquanto o plantar e colher acontece no campo, é comum que parte dessa produção seja processada fora dele, para que esteja adequada ao consumo.

E depois vem todo o processo logístico da distribuição dos produtos dos agronegócios, que precisam chegar até o consumidor final.

Para melhor ilustrar, é preciso entender que os agronegócios envolvem outros setores, que vão além do que acontece em ambiente rural, por isso impactam tanto na economia, movimentando uma diversa cadeira produtiva.

  • Dentro da porteira – em ambiente rural as atividades envolvem os proprietários das terras e trabalhadores que atuam preparando a produção, plantando e colhendo, bem como criando os animais;
  • Antes da porteira – os agronegócios precisam de máquinas, insumos e equipamentos para que a produção seja efetiva.

Alguns exemplos são os fertilizantes, pesticidas, sementes, ração dos animais, vacinas, entre vários outros que precisam chegar até a propriedade para tornar a produção mais eficiente; e

  • Depois da porteira – a distribuição da produção, todo o processo logístico que, muitas vezes, levam o que é produzido no Brasil para várias partes do mundo.

O abate dos animais em frigoríficos, o trigo que é transformado em farinha e depois vendido em supermercados, tudo isso envolve os agronegócios, de forma direta ou indireta.

Agronegócios

A literatura aponta que Davis e Goldberg, classificaram o termo agronegócio, em 1957, como um conjunto de atividades de produção, processamento, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas.

E a cada dia fica mais evidente o quanto essa cadeia é diversa, indo muito além dos alimentos.

Acompanhe alguns exemplos do que é produzido através dos agronegócios:

  • alimentos – que vão desde os que chegam às nossas mesas, como verduras, legumes, grãos, cereais, leite, carne e ovos, até os que são beneficiados, como óleos, ou até mesmo as rações dos animais.
  • biocombustíveis – o etanol vem da cana-de-açúcar e do milho, enquanto o biodiesel vem de óleos vegetais.

Em ambos os casos, trazem o benefício de serem produzidos a partir de energias renováveis.

  • têxtil – muita gente se esquece, mas o algodão, seda, linho e couro, tem sua origem nos agronegócios.

É do campo que vem a matéria-prima para nossas roupas e enxovais, como toalhas e lençóis que utilizamos no dia-a-dia.

  • produtos florestais – a celulose para a produção de papel e produtos químicos, assim como a madeira utilizada na construção civil e fabricação de móveis, também tem sua base nos agronegócios.

O mercado de trabalho dos agronegócios

Ao entendermos o quanto a cadeia produtiva ligada aos agronegócios é ampla, fica evidente também que ela gera milhares de empregos, de forma direta e indireta, que vão muito além do trabalhador que cultiva a terra.

Veja alguns profissionais que verão as vagas crescerem nos próximos anos:

  • agrônomo – diretamente ligado as funções dos agronegócios, atuam especialmente nas propriedades rurais.

O preparo da terra, a escolha das sementes, o momento certo de plantar e colher e o desenvolvimento da lavoura, estão entre as ações que ele deve acompanhar.

  • zootecnista e veterinários – atuam na pecuária, encontrando soluções para aumentar a produtividade dos animais, cuidando para tenham boa saúde e, assim, possam fornecer produtos de qualidade.
  • gestor da propriedade – que pode ser o dono do negócio ou um profissional contratado.

O sucesso dos agronegócios depende dessa visão administrativa, de conhecer o setor e saber usar ferramentas para tornar a produção mais lucrativa.

  • geógrafo e geólogo – entender da terra, sua formação, suas necessidades, conhecer a área, o clima, a vegetação nativa, tudo isso impacta na produção dos agronegócios.

Agrobusiness: a capacidade de transformar a atividade rural em negócio

Com um mercado mais exigente e competitivo, é cada vez mais comum a atuação de profissionais especializados em diversos segmentos, e as oportunidades têm se aberto a cada dia.

  • engenheiros hídricos e ambientais – um dos grandes desafios dos agronegócios é fazer a produção aumentar, pois é preciso alimentar uma população que não para de crescer.

Mas isso tem que ser feito gerando o menor impacto possível ao meio ambiente, é a balança entre produtividade e não degradação do meio, e para isso é preciso contar com a assessoria desses profissionais.

  • desenvolvedor de softwares e tecnologias – com um mundo cada vez mais tecnológico, não seria diferente nos agronegócios.

Máquinas, implementos, aplicativos, engenharia genética são apenas algumas ferramentas utilizadas pelo setor, e quem trabalha para desenvolvê-las ou aprimorá-las, terá grandes oportunidades de trabalho.

Você já está dentro dos segmentos dos agronegócios? Se ainda não, e pretende seguir, busque qualificação e invista nesse mercado que não para de crescer.

Fontes: Mundo Educação; Totvs; Fundação Instituto de Administração; CNA Brasil; e My Farm.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site