Atedimento ao cliente

Agro Brasil impulsiona a economia e abre oportunidade para investidores

A força do agro no Brasil ficou ainda mais evidente no ultimo ano quando, mesmo diante de tantas oscilações da economia mundial, ele seguiu crescendo.

O impacto do agro foi visto no Brasil pela sua participação no PIB – Produto Interno Bruto, que alcançou 26,6%.

Para 2022, dados da Fundação Getúlio Vargas mostram que o agro do Brasil deve ter um crescimento de 5%.

Um fator importante, que será fundamental para impulsionar esse crescimento está aliado ao clima, já que existe uma previsão de mais chuvas para o período, depois de uma grande crise hídrica enfrentada em 2021.

Ainda com esse cenário mais positivo para a produção do agro do Brasil, o crescimento do PIB geral não deve ultrapassar 1%, pois embora o agronegócio siga em alta, outros setores seguem com muitos desafios, o que tem dificultado a recuperação, devido aos impactos sofridos com a Covid-19.

Agro Brasil

Projeções realizadas pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil mostram a possibilidade de uma safra de grãos recorde, com um crescimento estimado de 14% em relação ao ano de 2021.

A pecuária, que é outra força do agro do Brasil também tem expectativa alta, com um crescimento de faturamento de 22%, no gado de corte.

E mais, é esperado um aumento de 47% no setor aviário, e 20% na produção dos suínos.

O impacto do agro para a economia do Brasil se deve também ao fato de sua produção ultrapassar as fronteiras, ganhar o mundo e conquistar o posto de maior exportador líquido global de produtos da cadeira do agronegócio, com expectativa de ter atingido US$ 122 milhões em exportação, no ano passado.

Agronegócios vão muito além do campo e atraem profissionais diversificados

O seu principal produto exportado foi a soja, seguida pela carne, celulose, açúcar, café, algodão e milho.

Os principais clientes do agro do Brasil, em solo estrangeiro são: China (36%), União Europeia (15%) e Estados Unidos (7%).

Se o clima ajudar, a expectativa é de que o cultivo de grãos alcance 72,3 milhões de hectares de área plantada, podendo resultar em um recorde de produção, com 300 milhões de toneladas em 2022.

Agro Brasil impulsiona a economia

A economia é diretamente impactada pela ação do agro no Brasil, com isso, muitas pessoas são atraídas a investirem no segmento.

Mas como fazer isso se você não é um produtor rural, e nem mesmo tem atividades que estão inseridas na cadeira produtiva do setor?

Uma opção é investir em ações que estejam alinhadas com o agro do Brasil, e se beneficiar desse mercado que segue em ascensão.

Separamos algumas opções de destaque, mas lembre-se que, antes de investir em qualquer uma delas é preciso estudar melhor sua rentabilidade e riscos, e isso só possível contando com a orientação de um profissional da área.

Fique atento, pesquise e veja a que melhor se identifica com as suas expectativas:

  • JBSS3 – atua no setor de proteína animal com negócios diversificados entre bovino, suínos, aves e peixes.
  • BPAC 11 – também tem como foco o setor de proteína animal.
  • KLBN 11 e SUZB 3 –atuam no segmento de celulose, que embora muita gente esqueça, mas também está inserido na cadeira do agro Brasil.
  • RAIZ 4 – é uma novata, mas já tem conquistado os investidores operando nos segmentos de açúcar, biocombustíveis e energias renováveis.
  • SOJA 3 – como o próprio nome sugere, é a líder nacional na produção de sementes de soja, que é o grão mais exportado do agro do Brasil.
  • TTEN 3 – tem uma gama variada de atuação com defensivos agrícolas, fertilizantes, gerenciamento de grãos e gestão de produção.

Fontes: Canal Agro; Money Times; CNN Brasil; Perfarm; e Sicredi.

A Rural Pago é uma plataforma tecnológica multinegócios. Nossa missão é levar aos nossos clientes uma vasta gama de produtos e serviços financeiros voltados para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural.

Mapa do site