São consideradas como cidades pequenas, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aquelas com até 50 mil habitantes. Esse perfil populacional pode ser encontrado pelas mais variadas regiões do Brasil, algumas localizadas próximas aos grandes centros e outras bem distantes e interioranas. Como o consumo é sempre necessário, uma franquia para cidade pequena também pode funcionar muito bem e garantir uma alta lucratividade. Mas é fundamental que, assim como em cidades maiores, antes de se abrir uma franquia em cidade pequena, seja feito um estudo sobre a sua viabilidade.
Qual a população? Que tipo de serviços e produtos eles utilizam? Qual a renda média desses moradores? Com qual frequência eles utilizariam o que você pensa em oferecer?
A partir dessas informações é possível fazer um filtro mais confiável e buscar uma franquia que encaixa a uma cidade pequena e gere bons dividendos.
Lembre-se também que para o sucesso do negócio é preciso que o franqueado se identifique com ele.
Pensar apenas se a franquia se sustenta em uma cidade pequena pode ser um erro. O ideal é aliar o perfil do negócio com o conhecimento do empreendedor.
Você que pensa em empreender pode estar se perguntando: mas se vou abrir um negócio em uma cidade pequena, precisa ser franquia?
De fato não precisa, mas sempre vale considerar que franquias são modelos de negócios já testados e que, por estarem consolidados, se tornaram replicáveis.
Muitas dessas franquias para cidades pequenas já são conhecidas pelo público, e isso faz com o que o risco de não dar certo seja muito menor.
Outras vantagens de se investir em franquia para cidade pequena são:
Marcas que se adaptam bem em cidades pequenas também costumam dar ao franqueado treinamento adequado para que o negócio se estruture dentro desse formato.
Sempre esteja atento para se relacionar com uma empresa idônea, que deixe claro em contrato todos os termos da parceria.
Antes de validar o negócio tire todas as suas dúvidas, alinhe os termos, mantenha contato com a equipe da franqueado e certifique-se que está tudo certo.
Ao fechar uma franquia para cidade pequena o ideal é contar também com a assessoria jurídica de um profissional da sua confiança, que possa fazer toda a verificação legal
Fontes: MW Solar; Encontre sua Franquia; Juros Baixos; Portal Top Franquias; e Franquia de Marketing Digital