A importância da tecnologia no campo e na rotina do agropecuarista não chega a ser nenhuma novidade.
Assim como em outros aspectos da nossa vida, a tecnologia também trouxe vários benefícios para o campo e se posiciona como importante e imprescindível para o agronegócio.
A tecnologia no campo permite a gestão dos processos internos, desde a logística de compra de matéria-prima, insumos e venda de produtos, até o controle de tarefas e horários dos funcionários.
Para isso, softwares de gerenciamento dão suporte ao produtor rural na organização dos dados e informações coletadas, que possibilitam:
Além dos aplicativos de gerenciamento e monitoramento da fazenda, também existem programas para:
Quando falamos em tecnologia no campo, devemos entender que se trata de tendências e inovações acessíveis para o pequeno, médio e grande produtor.
Um exemplo são os softwares que funcionam integrados com outros programas e/ou com ferramentas instaladas na fazenda.
Além das versões para computadores, existem aplicativos para celulares, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar.
Mas, não é somente isso, a tecnologia no campo traz mais benefícios para o produtor rural, tais como:
Assim, os produtores conseguem planejar melhor as safras e se antecipar para a adaptação as mudanças no clima.
Grandes espaços de plantio podem ser visualizados na tela de um celular, tablet ou computador, com uma análise de dados completa de itens como condições de solo, germinação e qualidade das sementes, entre outros;
A tecnologia no campo permite o planejamento das finanças e a antecipação de diferentes situações, com mais segurança e previsibilidade; e
E quais as tecnologias no campo que ganharam destaque, avançam em diversas frentes e prometem ajudar os produtores rurais a enfrentarem os problemas que surgem em meio a tanta inovação?
Seus principais dispositivos são: câmeras, sensores, drones, dispositivos de georreferenciamento, piloto automático das máquinas agrícolas, barras de luz, monitores de colheitas, semeadoras e controle bico a bico dos pulverizadores.
Com as imagens coletadas pelos equipamentos é possível detectar problemas e agilizar a solução, além de ser possível calcular os índices de vegetação das áreas da fazenda.
É um fato consumado pelo investimento de empresas de tecnologia em aplicativos e painéis que podem ser monitorados em mobiles.
Essa tecnologia no campo facilita a gestão e o monitoramento dos processos de produção da fazenda.
As tecnologias no campo também estão acessíveis para o pequeno produtor, já que devido à grande procura por esses produtos e serviços, o preço teve redução e as condições de pagamento se tornaram mais flexíveis.
Existem também aplicativos gratuitos, que possuem linguagem simples e são feitos para facilitar a vida do produtor.
E, por fim, os maquinários agrícolas que possuem tecnologia integrada ao seu sistema, diminuindo custos e aumentando o controle em todas as etapas do plantio.
Fontes: G1; Algar; Siagri; Maqnelson; e Consórcio Randon.