Já pensou em ter a sua própria lavoura high-tech?
Agora é possível, pois o uso da tecnologia no agronegócio já não é mais restrito, somente, aos grandes produtores.
Com a ascensão da tecnologia no agronegócio, cresceu também o acesso a facilitadores e soluções digitais para otimizar as suas produções.
A lavoura high-tech é a resposta aos grandes desafios do setor.
Segundo a CBAP – Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, 67% das propriedades agrícolas no país já adotaram algum tipo de inovação tecnológica, dentro ou fora do campo.
Afinal, com o crescimento da população mundial e com o mercado mais competitivo, o agronegócio precisou evoluir e tem encontrado na tecnologia soluções para isso.
A lavoura high-tech promove uma série de benefícios, entre eles:
Já existe no mercado de lavoura high-tech soluções avançadas de gestão, com algoritmos desenvolvidos para atender as demandas do setor.
Entre os destaques na inovação da lavoura high-tech, está a mobilidade.
Ela é um fator essencial para a evolução do agrobusiness.
Por meio da utilização de dispositivos móveis, integrados a uma plataforma tecnológica, promove inteligência ao processo de gerenciamento das fazendas.
Acompanhe sete exemplos de tecnologia, com diversas possibilidades de aplicação, para você apostar na lavoura high-tech.
Entendemos que esse é um desafio enorme, porque muitas propriedades rurais não contam com acesso à rede.
Há uma iniciativa para acelerar a revolução digital no campo até o fim de 2021.
Na lavoura high-tech atende pelo nome de: Robolima.
Trata-se de um chatbot que tem a missão de prevenir acidentes com máquinas agrícolas.
O programa conversa com o usuário, troca mensagens pelo WhatsApp e Telegram, e orienta sobre qualquer dúvida, dentro do assunto.
Eles são repletos de sensores, capazes de percorrer plantações e coletar automaticamente informações sobre a saúde das plantas e características fisiológicas.
Ele deve ser fácil e prático, para o produtor rural se adaptar, desenvolver e melhorar o seu desempenho no ambiente digital.
Na lavoura high-tech os drones são responsáveis por: pulverizar, monitorar a plantação, detectar anomalias, mapear hectares, entre outros atributos.
Na pecuária, por exemplo, utiliza-se os drones para detecção e contagem do gado.
Por tratar-se de um equipamento versátil, uma vez que é capaz de desempenhar diferentes funções na fazenda, o valor do investimento é justificável e rapidamente recuperável.
As informações de clima são essenciais para agricultura. E fica mais fácil com a ajuda da tecnologia.
Entre os benefícios da lavoura high-tech está a possibilidade da instalação de estações meteorológicas na fazenda.
Dessa forma, o agricultor consegue coletar dados localizados e ter uma previsão do tempo mais assertiva, ideal para o manejo da lavoura.
É possível controlar toda essa atividade usando um computador ou tablet.
Por fim, a lavoura hight-tech leva mais eficiência ao campo, diminuindo as perdas por meio de um processo de trabalho mais eficiente.
Os agricultores têm à disposição soluções avançadas de tecnologia como:
Um grande passo para a era digital, que pede adoção de tecnologias que, a cada dia que passa, levam evolução para o campo.
Fontes: Grupo Cultivar; Bayer; Bem Paraná; e GranBio.