Alcançar uma boa logística no agronegócio é um dos maiores desafios dos produtores rurais.
Seja quando envolve carga viva, que em geral está a caminho do abate, ou destinada aos grãos, que irão até os centros de distribuição ou exportação.
O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas é com a logística no agronegócio, que eles são distribuídos.
Em 2020, 26,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional veio do agronegócio.
E mais, o Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo, por isso é tão importante investir em uma logística no agronegócio que seja mais eficiente.
O principal entrave ainda é a qualidade das estradas brasileira, que segue como a principal via para escoar a produção.
Todos os itens saem das propriedades em caminhões, especialmente quando estão em pequenos municípios do interior.
E muitas dessas cargas precisam percorrer centenas de quilômetros até seu destino final, que geralmente estão nas capitais, ou grandes centros urbanos.
Existe também a possibilidade de os produtos serem levados até uma estação e seguirem a viagem de trem, mas o caminhão é necessário nessa primeira fase do trajeto.
Em casos de exportações, é necessário também o acesso à área portuária, para embarcar nos containers.
De qualquer forma, o caminhão e as estradas são fundamentais, ao menos, para o início do transporte.
E pensar em melhores rodovias, que possibilitem mais segurança e agilidade faz toda a diferença para o resultado final da logística no agronegócio.
Outra possibilidade é melhorar e ampliar o alcance das ferrovias, facilitando o acesso ao embarque em trens.
Uma boa logística no agronegócio atua para que as cargas cheguem, de forma segura, e no menor tempo possível, até o seu destino.
Quando se fala em carga viva, os desafios são ainda maiores, pois é preciso garantir o bem-estar dos animais que estão sendo transportados.
Nesses casos a logística no agronegócio precisa atuar evitando que os animais sejam expostos ao calor excessivo e ao estresse de ficar preso por muitas horas seguidas.
Esses fatores podem comprometer a saúde do animal e afetar a qualidade final da carne.
É preciso entender, antes mesmo de começar uma atividade pecuária, como será esse trajeto da produção até os frigoríficos.
Mais do que transportar cargas, a logística no agronegócio também é responsável por cuidar da movimentação dos produtos.
E uma das necessidades para tornar o sistema mais eficiente é investir no armazenamento.
Atualmente, o setor tem dificuldade de contar com estruturas que consigam atender o volume de produção, que está em constante crescimento.
Olhar para essa necessidade e investir em espaços apropriados também irá colaborar para uma melhor logística no agronegócio.
Aqui a logística no agronegócio precisa ter controle do estoque, com dados precisos do volume e validade.
Para superar os desafios da logística no agronegócio é preciso ter gestão aplicada à toda cadeia.
Se por um lado existe a dependência de ações governamentais, por outro, os produtores podem fazer a sua parte, para que o processo flua.
A automação dos processos, com o auxílio de softwares será muito útil para administrar, por exemplo, a sazonalidade da produção.
Investir em tecnologia aumenta a produtividade de forma eficiente, auxiliando também para uma melhor logística no agronegócio.
A logística no agronegócio é uma área aberta a novos profissionais que desejam atuar no setor, buscando soluções para atender as demandas.
Já pensou na possibilidade de encarar o desafio e ingressar no agronegócio?
Fontes – Desafios da Logística; E.Sales; Blog Logística; TotVs; e Sanca Galpões.